Política

Senado quer instalar CPI para investigar violência contra negros no país

26 de Outubro de 2013 -Piatã

A autora da proposta é a senadora Lídice da Mata (PSB-BA)

O Senado quer instalar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar os casos de violência contra jovens negros no país. Na sexta-feira (25), 30 assinaturas foram recolhidas para criar a comissão, três a mais que o número mínimo necessário. Até a meia-noite de sexta-feira os senadores ainda podiam retirar ou acrescentar assinaturas, a proposta deve ser lida em plenário na semana que vem.

“De cada dez jovens assassinados, [quase] oito são negros! Nós não queremos que ninguém seja assassinado, é claro. Agora, em face desse número tão representativo negativamente, tem de haver uma investigação. Estão dizendo que, se nada for feito, rapidamente, de cada dez homicídios, nove serão de jovens negros. E nós temos de ir a fundo na questão, para combater todo tipo de crime contra a nossa gente, contra o nosso povo”, disse o senador Paulo Paim (PT-RS).

Paim – que já estava sendo cotado para presidir a CPI – recebeu o apoio do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). “É muito importante que nós possamos evoluir nessa conversação para que Vossa Excelência seja indicado, sim, para presidir essa comissão parlamentar de inquérito, porque, como todos sabem, as comissões parlamentares de Inquérito [CPIs], quando despolitizadas, costumam produzir resultados muito profícuos em termos dos aprimoramentos institucionais”, disse Renan ao fazer um apelo para que os líderes dos partidos, responsáveis pela indicação do presidente e do relator da comissão, apoiem o nome de Paim.

Segundo a autora da proposta, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que, a cada três assassinatos no país, dois se referem a negros. Segundo a senadora, a chance de um adolescente negro ser assassinado é 3,7 vezes maior que a de um adolescente branco.

Para a senadora, o abandono da escola e a baixa inserção no mercado de trabalho são alguns dos fatores que deixam os jovens mais vulneráveis à violência.

Com onze membros titulares e sete suplentes, depois de criada, a CPI funcionará por um período de 180 dias, prazo que pode ser prorrogado pelo mesmo período.

*iBahia.

Comentários

Outras Notícias

[Anitta anuncia turnê nacional de ‘EQUILIBRIVM’ com shows mais intimistas]
Fofoca

Anitta anuncia turnê nacional de ‘EQUILIBRIVM’ com shows mais intimistas

22 de Abril de 2026

Foto: Caia Ramalho

[Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ conquista três troféus no Prêmio Platino]
Brasil

Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ conquista três troféus no Prêmio Platino

22 de Abril de 2026

Foto: Divulgação

[Clássico ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ terá nova versão animada pela Netflix]
Brasil

Clássico ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ terá nova versão animada pela Netflix

22 de Abril de 2026

Foto: Reprodução / Netflix

[Globo define Everaldo Marques como narrador da Seleção na Copa do Mundo]
Esportes

Globo define Everaldo Marques como narrador da Seleção na Copa do Mundo

22 de Abril de 2026

Foto: João Cotta/TV Globo

[Energia solar em Itaipu tem potencial para dobrar capacidade da usina]
Brasil

Energia solar em Itaipu tem potencial para dobrar capacidade da usina

21 de Abril de 2026

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Salvador recebe evento que mostra importância da economia criativa]
Bahia

Salvador recebe evento que mostra importância da economia criativa

21 de Abril de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias