Política

Por Lei Geral da Copa, Dilma pede a Temer 'cessar fogo' com PMDB

20 de Março de 2012 -Piatã

Segundo Temer, o aumento da bancada do partido no Senado dá "equilíbrio" na disputa com o PT e outros partidos da base aliada por espaços dentro do governo.

Preocupada com os efeitos da rebelião da base parlamentar do governo em votações importantes para o Planalto, como a Lei Geral da Copa, a presidente Dilma Rousseff (PT) acertou com o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), um armistício e propôs um cessar fogo entre os dois partidos. Temer esteve ontem em Belo Horizonte para filiar o senador Clésio Andrade ao PMDB que, num momento de crise com o Planalto, passa a ter 19 senadores, a maior bancada da Casa, seguida pelo PT, com 13 membros.

Segundo Temer, o aumento da bancada do partido no Senado dá "equilíbrio" na disputa com o PT e outros partidos da base aliada por espaços dentro do governo. O vice-presidente negou que a presença de várias lideranças nacionais do partido no evento de segunda-feira tivesse o objetivo de demonstrar força e salientou que, apesar do crescimento do peso do PMDB no Senado, "o governo fica muito feliz quando os partidos da base aliada aumentam". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

"É muito importante o partido unido, não só para ganhar eleições", sustentou o líder do partido no Senado, Renan Calheiros (AL), para quem o PMDB tem que "retomar o protagonismo" no cenário político nacional. Para Temer, a derrota do Executivo no Senado, que levou o governo a trocar as lideranças no Congresso, e as reclamações da base por cargos e liberação de verbas "são naturais, especialmente num ano eleitoral". Segundo Temer, o relacionamento do partido com o Planalto tem sido "o melhor possível" e não há nenhuma crise.

Na noite de ontem, em reunião com líderes do PT e do PMDB, no Palácio do Planalto, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, cobrou fidelidade ao governo e pediu o fim do conflito entre os dois partidos. "Passado esse período de dificuldade, vamos voltar à rotina normal. Bola pra frente, pessoal!", disse a ministra, que fez aniversário domingo e ontem serviu bolo para deputados e senadores. Após a conversa com Temer, Dilma reuniu-se com oito ministros, além dos líderes do governo na Câmara e no Senado, e pediu que todos se mobilizem para a aprovação da Lei Geral da Copa. A presidente mandou os ministros telefonarem para deputados na tentativa de evitar surpresas no plenário.

Informações do JB

Comentários

Outras Notícias

[Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]
Saúde

Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde

23 de Janeiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]
Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução

[Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]
Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026

23 de Janeiro de 2026

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

[Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]
Brasil

Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias