Política

Carlos Martins diz que não está inelegível e será candidato em Candeias

09 de Maio de 2012 -Piatã

Presidente do partido explica que houve apenas uma confusão de datas dentro do próprio partido.

Foto: Divulgação.Confusão começou em 2002, quando Carlos Martins passou a militar em Salvador.

O ex-secretário da Fazenda e pré-candidato a prefeito no município de Candeias, Carlos Martins (PT), confirmou nesta quarta-feira (9), em entrevista exclusiva ao RMS Notícias, que não corre o risco de ficar inelegível para disputar as eleições deste ano. Ele assegura que não existe duplicidade de filiações em seu nome. “Não existe nenhuma duplicidade partidária. O que existe lá é uma incongruência na data de filiação e eu serei candidato em Candeias”, disse.

Segundo a presidente do Partido dos Trabalhadores de Candeias, a vereadora Marivalda da Silva (PT), Carlos Martins é filiado ao PT do município desde 1981, mas passou a militar em Salvador por determinações políticas, em 2002. A parlamentar explica que o que Martins apenas optou por militar em outra cidade. “Dentro do PT, que é um Estatuto único, as pessoas quando se deslocam de um município para outro, fazem a opção interna de militância, transfere a militância dela para um determinado município”, ressaltou.

A atitude do ex-secretário, nesse contexto, não fere a lei que proíbe a dupla filiação partidária. “Só há dupla filiação partidária quando uma pessoa é filiada a dois partidos diferentes, e ele só é filiado ao PT”, frisou.

Foto: Divulgação.Marivalda da Silva, vereadora e presidente do PT de Candeias.

Toda a confusão que colocou o pré-candidato em “maus lençóis” tem raízes na falha cometida no diretório do PT, em Salvador, quando ele transferiu o título de eleitor e decidiu militar na capital baiana. “Em Salvador, o pessoal em vez de manter a data de 81 mudou a data para 2004”, esclareceu.

O que houve, segundo Marivalda, foi um conflito de informações dentro do próprio partido. “O certo era manter a data anterior. Com a data de Candeias em 81 e a data de Salvador em 2002, houve um conflito de informações, mas não significa que seja duplicidade de filiações”, explica.

A contradição das informações, segundo a presidente do partido, não afeta a candidatura de Carlos Martins em Candeias. “A lei cancela uma candidatura em caso de dupla filiação partidária, e o nosso caso não é de duplicidade. Nenhuma dessas datas o impedem de ser candidato aqui em Candeias”. O processo será julgado pela 13º Zona Eleitoral e o resultado deve sair nos próximos dias.

Por Henrique da Mata

Comentários

Outras Notícias

[Anitta anuncia turnê nacional de ‘EQUILIBRIVM’ com shows mais intimistas]
Fofoca

Anitta anuncia turnê nacional de ‘EQUILIBRIVM’ com shows mais intimistas

22 de Abril de 2026

Foto: Caia Ramalho

[Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ conquista três troféus no Prêmio Platino]
Brasil

Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ conquista três troféus no Prêmio Platino

22 de Abril de 2026

Foto: Divulgação

[Clássico ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ terá nova versão animada pela Netflix]
Brasil

Clássico ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ terá nova versão animada pela Netflix

22 de Abril de 2026

Foto: Reprodução / Netflix

[Globo define Everaldo Marques como narrador da Seleção na Copa do Mundo]
Esportes

Globo define Everaldo Marques como narrador da Seleção na Copa do Mundo

22 de Abril de 2026

Foto: João Cotta/TV Globo

[Energia solar em Itaipu tem potencial para dobrar capacidade da usina]
Brasil

Energia solar em Itaipu tem potencial para dobrar capacidade da usina

21 de Abril de 2026

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Salvador recebe evento que mostra importância da economia criativa]
Bahia

Salvador recebe evento que mostra importância da economia criativa

21 de Abril de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias