Ex-governador Olívio Dutra explica porque RS não fechou com a Ford
09 de Maio de 2012 -PiatãOlívio diz que não perdeu nada não conseguindo levar a Ford.

Depois de 11 anos de operação do Complexo Industrial da Ford em Camaçari, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT), contou – em entrevista ao Bahia Notícias – porque a multinacional americana não fechou com o estado. Olívio explica que o RS não perdeu a fábrica para a Bahia. A empresa simplesmente, não teria aceitado cumprir regras básicas. “O Rio Grande não perdeu a Ford. A Ford, para estar no Rio Grande, tinha que pagar os impostos que as pequenas e as médias empresas pagam”, disse.
O ex-governador considera “soberana” a decisão que tomou no processo de negociação com a Ford. “A troco de quê uma empresa desse porte, em nível internacional, retirava recursos públicos que o Estado mantinha para financiar micro, pequenas e médias empresas dos mais variados setores do estado? Ou retirar da saúde ou do funcionalismo público? Foi uma decisão soberana”, frisou.
Com muita segurança da escolha que fez sobre a indústria automobilística, Olívio não mediu esforços para ressaltar que a perda da Ford não interferiu no crescimento da economia do estado. “O Rio Grande não perdeu nada com a saída da Ford. Aliás, a economia cresceu acima da média nacional em todos os setores, inclusive, no PIB industrial do estado. Gerou-se mais emprego e o desenvolvimento do estado desconcentrou-se, descentralizou-se e espraiou-se nos espaços econômico, social e cultura do Rio Grande”.
A entrevista foi concedida ao Bahia Notícias durante a passagem de Olívio em Salvador. Ele está percorrendo as principais cidades do país para discutir propostas e programas políticos. Informações ainda pouco fundamentadas, dão conta de que o político veio a Salvador para discutir um possível apoio do PCdoB ao pré-candidato petista a prefeito de Salvador, Nelson Pelegrino. Porém, em troca, o PCdoB estaria exigindo o apoio do PT ao nome de Manuela D’Ávila, deputada federal e prefeiturável comunista em Porto Alegre.
Por Henrique da Mata
Comentários
Outras Notícias
![Lore Improta e Léo Santana recebem homenagem da OSID por doações milionárias à saúde da Bahia [Lore Improta e Léo Santana recebem homenagem da OSID por doações milionárias à saúde da Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237924/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Lore Improta e Léo Santana recebem homenagem da OSID por doações milionárias à saúde da Bahia
10 de Outubro de 2025Foto: Divulgação
![Ivete Sangalo lança parceria com Péricles e novas faixas do projeto ‘Ivete Clareou’ [Ivete Sangalo lança parceria com Péricles e novas faixas do projeto ‘Ivete Clareou’]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237923/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ivete Sangalo lança parceria com Péricles e novas faixas do projeto ‘Ivete Clareou’
10 de Outubro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Lula confirma criação de universidade em Santo Amaro em homenagem a Dona Canô [Lula confirma criação de universidade em Santo Amaro em homenagem a Dona Canô]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237922/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Lula confirma criação de universidade em Santo Amaro em homenagem a Dona Canô
10 de Outubro de 2025Foto: Thereza Eugênia / Divulgação
![MPF solicita esclarecimentos à UFBA sobre escassez de vagas no curso de Medicina [MPF solicita esclarecimentos à UFBA sobre escassez de vagas no curso de Medicina]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237921/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MPF solicita esclarecimentos à UFBA sobre escassez de vagas no curso de Medicina
10 de Outubro de 2025Foto: Divulgação / UFBA
![Baco Exu do Blues prestigia desfile da Lacoste na Paris Fashion Week [Baco Exu do Blues prestigia desfile da Lacoste na Paris Fashion Week]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237920/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Baco Exu do Blues prestigia desfile da Lacoste na Paris Fashion Week
09 de Outubro de 2025Foto: Reprodução / Instagram / Baco Exu do Blues
![Bahia lidera ranking de novos cursos de medicina aprovados pelo MEC, aponta estudo da USP [Bahia lidera ranking de novos cursos de medicina aprovados pelo MEC, aponta estudo da USP]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237919/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia lidera ranking de novos cursos de medicina aprovados pelo MEC, aponta estudo da USP
09 de Outubro de 2025Foto ilustrativa: Fabio Rodrigues / Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023