Política

Candeias: Processo que definirá presidência da Câmara será julgado hoje

15 de Maio de 2012 - Piatã

O processo está na pauta do Tribunal de Justiça da Bahia que deve decidir quem é o presidente da Casa.

O veredito sobre quem é o verdadeiro presidente da Câmara de Vereadores de Candeias pode ter uma decisão no dia de hoje quando o tribunal de justiça deve julgar os Embargos de Declaração Nº 0001376-25.2010.8.05.0044 que versa sobre que tem o direito de ser o presidente da casa legislativa da cidade.

O problema começou na eleição da presidência no segundo biênio, quando a votação terminou empatada com cinco votos para os vereadores Jairo Santos (PTB) e Sargento Francisco (PMDB). Na ocasião uma liminar expedida pelo Juiz Almir Edson Lélis da comarca de Candeias impediu que uma emenda feita a Lei Orgânica fosse usada para desempatar a eleição, o que daria a eleição para Jairo Santos.

Outras eleições ocorreram e determinaram como novo presidente Sargento Francisco que foi eleito com apenas seis votos, quando supostamente eram precisos sete votos para dar quórum a sessão. Francisco permaneceu presidente até o momento através de uma liminar alegando que teve a votação necessária.

O vereador Jairo Santos pediu então que fosse anaulada a eleição que elegeu Francisco e que a justiça considere a eleição que foi suspensa por causa da liminar. Hoje o Tribunal de Justiça enfim deve decidir quem comandará a presidência da casa.

Será que continuará o presidente Sargento Francisco? Ou que assumirá o vereador Jairo Santos? Ou o ocorrerá uma nova eleição para a presidência? A sessão de julgamento começou às 09:00 hs e o resultado pode selar o destino de Candeias, já que o presidente da Câmara pode assumir a prefeitura da cidade a qualquer momento quando o julgamento dos embargos da cassação da prefeita Maria Maia ocorrer no TRE.

Comentários

Outras Notícias

[Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas]
Bahia

Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas

20 de Maio de 2025

A medida, segundo o sindicato, poderá resultar na demissão em massa de mais de 4.500 trabalhadores que hoje atuam como telefonistas em unidades espalhadas por todo o país.

[Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro]
Esportes

Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica]
Bahia

Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem]
Bahia

Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem

20 de Maio de 2025

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

[Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar]
Esportes

Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar

20 de Maio de 2025

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física]
Saúde

Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física

14 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121