População já pode ter acesso à informação de Órgãos Públicos
16 de Maio de 2012 -PiatãJá está em vigor desde esta quarta-feira (16), em todo o país, a Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/2011), que regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas.
A lei é aplicável aos três poderes da União, ao Distrito Federal, aos estados e aos municípios.
A Lei de Acesso à Informação (LAI), além de definir mecanismos, prazos e procedimentos para a entrega das informações solicitadas à administração pública pelos cidadãos, prevê transparência ativa, ou seja, a divulgação de informações básicas, como horário de funcionamento, contatos, relatórios, despesas financeiras, entre outros, nos sites institucionais dos respectivos órgãos.
Na avaliação do ouvidor-geral do Estado da Bahia, Jones Carvalho, a lei auxiliará a consolidação democrática e potencializará as políticas de transparência pública e controle social. “Com a lei, saímos da cultura do segredo para promover a cultura do acesso, além de garantir ao cidadão o direito do acesso às informações públicas”.
Na Bahia, os cidadãos devem formalizar os pedidos de informação ao Estado na Ouvidoria Geral, seja por meio da internet, na Central de Atendimento (0800-284-0011), nas carretas do SAC Móvel (consultar roteiro), presencialmente nas ouvidorias especializadas de cada órgão público ou na Ouvidoria Geral do Estado, que fica na 3ª Avenida, nº 390, 2º andar, Plataforma IV, sala 208, Centro Administrativo da Bahia (prédio da Governadoria). CEP 41.745-005, Salvador-Bahia.
De acordo com a lei, os órgãos públicos terão o prazo de 20 dias para fornecer a informação solicitada pelo cidadão, podendo ser prorrogado por mais dez dias. As instituições e/ou gestores que descumprirem a lei estão sujeitos a advertência, multa e, até mesmo, a rescisão do vínculo com o poder público.
Comentários
Outras Notícias
![Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde [Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238208/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde
23 de Janeiro de 2026Foto: Agência Brasil
![Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso [Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238207/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução
![Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026 [Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238206/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026
23 de Janeiro de 2026Foto: Márcia Santana/Ascom SSP
![Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo” [Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238205/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução/Internet
![Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano [Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238204/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano
21 de Janeiro de 2026O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.
![Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025 [Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238203/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025
21 de Janeiro de 2026Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
