Política

Sem recursos, Cedeca pode fechar e não atender casos de abuso sexual contra crianças

19 de Maio de 2015 -Piatã

O Cedeca aguarda desde abril de 2013 a liberação de um recurso federal garantido em uma emenda da senadora Lídice da Mata, que deveria ser repassado pela Secretaria de Justiça e Ação Social da Bahia.

Foto: Reprodução.

Funcionando com recursos próprios desde dezembro de 2014, o Centro de Defesa Criança e Adolescente da Bahia (Cedeca) corre o risco de fechar as portas e não mais prestar atendimento psicossocial a crianças e adolescentes vítima de abusos e exploração sexual. “Desde dezembro estamos trabalhando sem receber um centavo do governo estadual. O convênio findou no final da administração de Jaques Wagner e não tinha como renovar”, disse o coordenador executivo da entidade, Waldemar Oliveira, em entrevista ao site Bahia Notícias.

Waldemar revelou que a entidade - que atualmente tem uma equipe de 15 pessoas, composta por assistente social, psicólogo, advogados, pedagogo e jornalista - precisou esperar até o mês de abril para apresentar um novo projeto e agora aguarda a liberação do recurso para que o centro continue de portas abertas.

Outra revelação do coordenador relata que o Cedeca aguarda desde abril de 2013 a liberação de um recurso federal garantido em uma emenda da senadora Lídice da Mata, que deveria ser repassado pela Secretaria de Justiça e Ação Social da Bahia. “O prazo que nos foi dado é que o contrato seria assinado agora no final de maio. Esperamos que se torne realidade, porque de promessa, nós já vivemos por quase dois anos”. Ele pontuou que “é a burocracia estatal que impede a liberação do recurso”. Por seis meses, segundo ele, foi discutido se o repasse deveria ser feito por convênio ou contrato, e que depois, por mais cinco meses, definiu que o sistema de liberação de recurso só permitia o repasse por contrato.

O Cedeca, além de prestar atendimento a crianças e adolescentes, ainda realiza capacitação de policiais militares e de membros dos juizados da infância e juventude, e coordena o Comitê Estadual de Enfretamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil.

Para Waldemar, um dos grandes problemas para enfrentar a questão na Bahia é a falta de Delegacias Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Dercas). “O estado tem mais 487 municípios e tem apenas uma Derca em Salvador. Só há uma única delegacia criada há mais de 10 anos”, destaca. Waldemar também informa que a criação de novas Dercas não está incluso no Plano Plurianual do governo do Estado, e que agora a entidade tenta conseguir a inclusão de novas delegacias junto a deputados, e que o ideal, no momento, seria a criação de pelo menos dez delegacias em cidades sedes, como Camaçari, Lauro de Freitas, Ilhéus, Porto Seguro e Simões Filho.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos]
Política

Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos

20 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação/Redes Sociais

[Justiça reduz pena de Robinho após atividades de estudo e trabalho na prisão]
Justiça

Justiça reduz pena de Robinho após atividades de estudo e trabalho na prisão

20 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / YouTube / Conselho Comunidade de Taubaté

[STF finaliza Plataforma Nacional de Saúde e repassa sistema ao CNJ]
Brasil

STF finaliza Plataforma Nacional de Saúde e repassa sistema ao CNJ

20 de Janeiro de 2026

Foto: Rosinei Coutinho / STF

[Psirico anuncia nova edição dos Ensaios do Psi em Salvador após casa cheia]
Bahia

Psirico anuncia nova edição dos Ensaios do Psi em Salvador após casa cheia

20 de Janeiro de 2026

Foto: @ihr.pics / Divulgação

[Carlinhos Brown aposta em versões eletrônicas de clássicos da carreira para o Carnaval]
Bahia

Carlinhos Brown aposta em versões eletrônicas de clássicos da carreira para o Carnaval

20 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

[Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo]
Esportes

Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo

19 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / EC Bahia

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias