Política

Lei de Cunha e Renan institui “presidencialismo de negociação”, alega Florence

03 de Junho de 2015 - Vania Santana

O deputado petista criticou a tentativa dos presidentes da Câmara e do Senado de intervir no processo de indicação de presidentes de estatais.

Em discurso no plenário da Câmara nesta terça-feira (2), o deputado Afonso Florence (PT-BA) criticou a tentativa dos presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL), de intervir no processo de indicação de presidentes de estatais. Para ele, o projeto de Lei de Responsabilidade das Estatais causa “uma inversão de valores” no regime político nacional e substitui o presidencialismo de coalizão por um de “negociação”.
Deputado Afonso Florence

Deputado Afonso Florence

O vice-líder do PT na Câmara chamou a atenção especificamente para o artigo 15º do projeto, que estabelece aos futuros indicados à presidência de empresas públicas uma necessidade de aprovação do Senado. Com esta novidade, haveria uma série de imposições políticas para a votação favorável, ferindo a independência entre os poderes. Em última análise, classifica o parlamentar, o projeto tem uma finalidade clara por parte dos peemedebistas. “O grande objetivo disto é emparedar e desgastar a presidenta da República. Quero registrar minha veemente objeção a esta forma de iniciativa parlamentar”, criticou. A forma como o projeto foi trazido à luz também foi reprovado pelo petista. Florence revelou que existem diversos projetos em tramitação no Congresso que trazem, inclusive, melhores propostas para os temas relativos à lei. Porém, Cunha e Renan atropelam o processo democrático usando os poderes de presidentes e não oferecem, ao final, nenhuma novidade para aperfeiçoar os controles. A comissão especial conta com quatro deputados e quatro senadores. Entre eles, há três parlamentares baianos: os senadores Walter Pinheiro (PT), Otto Alencar (PSD) e o relator, deputado Arthur Maia (SD). Eduardo Cunha e Renan Calheiros afirmaram que acreditam ser possível votar o texto antes do recesso parlamentar de julho.

Comentários

Outras Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121