Votação de projeto que altera Estatuto do Desarmamento fica para terça-feira
18 de Setembro de 2015 -Diogenes MatosUm novo texto será entregue hoje (18) à noite.
Foi adiada para terça-feira (22), a votação do parecer substitutivo ao texto que altera o Estatuto do Desarmamento. O objetivo é que os parlamentares analisem as últimas modificações feitas pelo relator Laudívio Carvalho (PMDB-MG). O parlamentar disse que incluiu mudanças no texto até a noite de quarta-feira (16). Segundo ele, as contribuições continuam sendo apresentadas e analisadas, e um novo texto será entregue hoje (18) à noite.“Isso é democrático. Podemos discutir mais ainda. É positivo”, afirmou, ao acrescentar que ainda ouviu categorias, como a de caçadores, e críticos das alterações, como os deputados Alessandro Molon (PT-RJ) e Ivan Valente (PSOL-SP).O parecer que substitui pontos do projeto original (PL 3.722/12), apresentado na última semana, reduz a idade mínima exigida para a aquisição de armas, de 25 para 21 anos, e amplia o direito ao porte para outras categorias além das previstas na lei atual, incluindo deputados, senadores, agentes de trânsito, taxistas, aposentados das polícias e das Forças Armadas e servidores do Poder Judiciário.O texto também modifica a validade das certidões de registro e porte de armas, atualmente de três anos. De acordo com o aprovado na comissão especial que analisou o projeto, o registro das armas de fogo será feito uma única vez, sendo dispensadas as avaliações e exames periódicos que revalidariam a posse. O relator acrescentou que o registro pode ser cassado se o cidadão cometer alguma ilicitude. A validade do porte de arma, de acordo com o parecer, passa dos atuais três anos para dez anos. Ao manter a exigência do exame inicial, Carvalho acrescentou, para o caso de porte, a obrigatoriedade de um curso de capacitação com carga mínima de dez horas e aprovação em prova prática.De outro lado, Carvalho recuou em pontos do texto original, apresentado em 2012, pelo deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC). Enquanto o autor do PL sugeriu que a quantidade de armas passasse para dez por cidadão, o relator considerou que seis armas de fogo, como previsto na lei vigente, são suficientes.O Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826) foi criado há 12 anos como medida para reduzir o número de homicídios e a violência no país. Segundo números do governo, entre 2003 e 2014, a lei resultou na retirada de circulação de mais de 130 mil armas no país, mas alguns parlamentares questionam a eficácia da regra e argumentam que o Estado não consegue garantir segurança pública aos cidadãos.Os defensores do atual estatuto criticam o texto e dizem que aumentará o acesso a armas e, com isso, o risco para a sociedade.*Fonte: Agência BrasilComentários
Outras Notícias
![Prefeitura oficializa IGH para gestão do Hospital Alan Sanches em Salvador [Prefeitura oficializa IGH para gestão do Hospital Alan Sanches em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238432/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Prefeitura oficializa IGH para gestão do Hospital Alan Sanches em Salvador
10 de Abril de 2026Foto: Bruno Concha / Secom PMS
![Fifa define árbitros da Copa de 2026 e inclui três brasileiros na lista [Fifa define árbitros da Copa de 2026 e inclui três brasileiros na lista]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238431/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Fifa define árbitros da Copa de 2026 e inclui três brasileiros na lista
10 de Abril de 2026Foto: Reprodução/Redes sociais
![Atlético-MG e Galo da Madrugada chegam a acordo e encerram disputa por marca [Atlético-MG e Galo da Madrugada chegam a acordo e encerram disputa por marca]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238430/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Atlético-MG e Galo da Madrugada chegam a acordo e encerram disputa por marca
10 de Abril de 2026Fotos: Pedro Souza/Atlético-MG | Edson Holanda/Prefeitura do Recife
![Vitória sofre virada e é derrotado por 6 a 1 pelo Vasco no Brasileirão Sub-20 [Vitória sofre virada e é derrotado por 6 a 1 pelo Vasco no Brasileirão Sub-20]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238429/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Vitória sofre virada e é derrotado por 6 a 1 pelo Vasco no Brasileirão Sub-20
10 de Abril de 2026Foto: Reprodução/Vasco TV
![Projeto propõe linhas de ônibus operadas por mulheres com foco em segurança em Salvador [Projeto propõe linhas de ônibus operadas por mulheres com foco em segurança em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238428/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Projeto propõe linhas de ônibus operadas por mulheres com foco em segurança em Salvador
09 de Abril de 2026Foto: Ascom/Semob
![Vitória inicia semana decisiva com jogos no Barradão e sequência intensa na temporada [Vitória inicia semana decisiva com jogos no Barradão e sequência intensa na temporada]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238427/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Vitória inicia semana decisiva com jogos no Barradão e sequência intensa na temporada
09 de Abril de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
