OMS declara fim de emergência internacional pelo vírus Zika
19 de Novembro de 2016 -Aline MendesA decisão foi tomada após reunião do comitê de emergência formado pelos principais especialistas do mundo na área.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje (18) o fim da emergência internacional decretada em fevereiro devido às consequências neurológicas do vírus Zika. De acordo com o coordenador da organização, David Heymann, a situação do vírus agora precisa de atenção a longo prazo.A decisão foi tomada após reunião do comitê de emergência formado pelos principais especialistas do mundo na área. A OMS recomenda que os países que enfrentam a epidemia de zika tenham outros métodos de detecção de consequências neurológicas do vírus, além da medição da cabeça dos recém-nascidos, medida já adotada pelo Brasil e que pode levar ao diagnóstico de microcefalia.Mais cedo, no entanto, o governo brasileiro anunciou que vai manter a emergência nacional em saúde pública devido ao vírus Zika. Heymann considerou a decisão brasileira adequada e disse ser natural países declararem emergência a despeito da OMS.“É apropriado o Brasil continuar a emergência, porém, uma emergência pública internacional tem uma conotação diferente, nesse caso a declaração é feita para o que o mundo identifique e trabalhe em conjunto questões de importância internacional. Agora, outro país pode dizer que é uma emergência, se eles precisam de mais fontes, de mais pesquisas”, disse o coordenador da OMS em entrevista coletiva.Em entrevista nesta manhã, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, ressaltou que, como o Brasil é o país com maior incidência das consequências neurológicas do Zika, deve continuar em alerta para uma maior segurança da população.
HistóricoTransmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o vírus Zika começou a circular no Brasil em 2014, mas só teve os primeiros registros feitos pelo Ministério da Saúde em maio de 2015. Até o segundo semestre do ano passado, o que se sabia sobre a doença era que sua evolução é benigna e que os sintomas são mais leves do que os da dengue e da febre chikungunya, transmitidas pelo mesmo mosquito.No entanto, no fim de novembro do ano passado, o Ministério da Saúde confirmou que a infecção de gestantes pelo vírus pode levar à gestação de crianças com microcefalia, uma malformação irreversível do cérebro que pode vir associada a danos mentais, visuais e auditivos.Desde então, outras complicações ligadas ao vírus Zika em recém-nascidos foram notificadas, como surdez, problemas na visão e no coração. Como os pesquisadores viram que a microcefalia, ou seja, o perímetro encefálico menor que o considerado normal, não era a única consequência da infecção pelo vírus na gravidez, o quadro passou a ser chamado de Síndrome Congênita do Zika. Ao todo, 2.016 crianças tiveram a confirmação da síndrome. Fonte Agência BrasilComentários
Outras Notícias
![Brasil alcança feito histórico e encerra Mundial de Taekwondo em 3º lugar no quadro geral  [Brasil alcança feito histórico e encerra Mundial de Taekwondo em 3º lugar no quadro geral ]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237990/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasil alcança feito histórico e encerra Mundial de Taekwondo em 3º lugar no quadro geral
31 de Outubro de 2025Foto: Wander Roberto/COB
![Thiago Couto assume o gol do Vitória e encara desafio após lesão de Lucas Arcanjo [Thiago Couto assume o gol do Vitória e encara desafio após lesão de Lucas Arcanjo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237989/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Thiago Couto assume o gol do Vitória e encara desafio após lesão de Lucas Arcanjo
31 de Outubro de 2025Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias
![Suíca desmente boato de greve na limpeza urbana de Salvador [Suíca desmente boato de greve na limpeza urbana de Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237988/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca desmente boato de greve na limpeza urbana de Salvador
31 de Outubro de 2025Foto: Reprodução/Internet
![INSS alerta: 4 milhões de beneficiários precisam fazer prova de vida [INSS alerta: 4 milhões de beneficiários precisam fazer prova de vida]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237987/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
INSS alerta: 4 milhões de beneficiários precisam fazer prova de vida
29 de Outubro de 2025Foto: Agência GOV
![Bahia ocupa 3º lugar no país em diversidade de povos indígenas, mostra Censo 2022 [Bahia ocupa 3º lugar no país em diversidade de povos indígenas, mostra Censo 2022]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237986/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia ocupa 3º lugar no país em diversidade de povos indígenas, mostra Censo 2022
29 de Outubro de 2025Foto: Ilustrativa / FreePik
![Projeto quer deixar a CNH mais rápida e até 67% mais barata na Bahia [Projeto quer deixar a CNH mais rápida e até 67% mais barata na Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237985/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Projeto quer deixar a CNH mais rápida e até 67% mais barata na Bahia
29 de Outubro de 2025Foto: Ilustrativa / FreePik
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
