Mais de 60% das famílias negam doação de órgão
10 de Setembro de 2017 -Karina CostaExatas 1.915 pessoas esperam por um transplante de órgão na Bahia: 1.058 aguardam por córnea; 838, por rim; 15, por fígado; 3, por pulmão; e um, por coração.
Exatas 1.915 pessoas esperam por um transplante de órgão na Bahia: 1.058 aguardam por córnea; 838, por rim; 15, por fígado; 3, por pulmão; e um, por coração. É a quarta maior fila do país. Mas tudo isso esbarra num grande desafio ao corpo: 60% das posssíveis doações são negadas pelas famílias daqueles que morrem por morte cerebral, informou reportagem do jornal A Tarde.Na Bahia, uma em cada dez doações é de pessoas vivas.Um levantamento da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos) divulgado recentemente demonstrou que, no primeiro semestre de 2017, 62% dos 158 familiares abordados por equipes médicas na Bahia para a doação recusaram o pedido. Neste mês, o “Setembro Verde”, empresas e organizações de saúde realizam campanhas para estimular a doação.MotivosDe acordo com a Central de Transplantes, organização estadual que incentiva a doação de órgãos, as principais razões para a negativa das famílias são o desconhecimento do desejo do falecido em vida, a falta de esclarecimento sobre morte cerebral e a crença de que a religião da pessoa não permite a doação.“Não se conversa entre família sobre o assunto”, comenta o arquiteto Mário Rêgo, 69, que há três anos fez um transplante de fígado. Portador de uma doença congênita, Mário descobriu com 65 anos que precisava da operação, e, como o transplante só é realizado em pacientes com até 70 anos, a ansiedade foi grande. “Se a fila demorasse, poderia passar do tempo”.Para a médica Liana Machado Codes, integrante da equipe de transplantes de fígado do Hospital Português, é necessário oferecer uma rede de apoio à família do doador. “A falta de doação é um dos nossos maiores problemas. Devemos mostrar à população que o transplante tem resultados positivos”.Comentários
Outras Notícias
![Câmara aprova proposta que transfere simbolicamente capital do país para Salvador no 2 de Julho [Câmara aprova proposta que transfere simbolicamente capital do país para Salvador no 2 de Julho]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238333/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Câmara aprova proposta que transfere simbolicamente capital do país para Salvador no 2 de Julho
11 de Março de 2026Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
![SAC realiza mutirão gratuito para emissão da nova identidade de idosos na Bahia [SAC realiza mutirão gratuito para emissão da nova identidade de idosos na Bahia ]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238332/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
SAC realiza mutirão gratuito para emissão da nova identidade de idosos na Bahia
11 de Março de 2026Foto: Divulgação
![Projeto quer obrigar redes sociais a remover conteúdo de ódio contra mulheres [Projeto quer obrigar redes sociais a remover conteúdo de ódio contra mulheres]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238331/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Projeto quer obrigar redes sociais a remover conteúdo de ódio contra mulheres
11 de Março de 2026Foto: Reprodução / Redes sociais
![Semana do Sono 2026 chama atenção para efeitos da falta de descanso na saúde [Semana do Sono 2026 chama atenção para efeitos da falta de descanso na saúde]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238330/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Semana do Sono 2026 chama atenção para efeitos da falta de descanso na saúde
11 de Março de 2026Foto: Divulgação
![Homem baleado em tentativa de assalto recebe tratamento experimental com polilaminina na Bahia [Homem baleado em tentativa de assalto recebe tratamento experimental com polilaminina na Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238329/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Homem baleado em tentativa de assalto recebe tratamento experimental com polilaminina na Bahia
10 de Março de 2026Foto: Stephanie Venâncio
![Bahia registra mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais ocorrências no Nordeste [Bahia registra mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais ocorrências no Nordeste]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238328/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia registra mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais ocorrências no Nordeste
10 de Março de 2026Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
