Saúde

Suíca critica fim do programa ‘Mais Médicos’: “População pobre ficará ainda mais vulnerável

15 de Novembro de 2018 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
[Suíca critica fim do programa ‘Mais Médicos’: “População pobre ficará ainda mais vulnerável]

O fim do programa ‘Mais Médicos’ e a consequente retirada de Cuba do processo pegou muita gente de surpresa

De acordo com o vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), a questão vai resultar “em um profundo retrocesso no setor da saúde do país”. Nesta quinta-feira (15), o edil petista comentou o caso e ratificou que a população mais pobre deve arcar com a consequência mais uma vez. 

“Famílias da zona rural e de municípios do interior vão amargar a falta de atenção básica, já que o programa foi criado justamente para sanar um déficit de médicos em todo o Brasil. Não é possível que o atual governo, com a conivência do presidente eleito, não perceba que o país precisa desses profissionais da saúde em plena atividade para atender o povo. Com o fim do programa a população pobre ficará ainda mais vulnerável”, comenta Suíca. 

Segundo dados divulgados pela grande mídia, os cubanos representam 45% dos 18.240 profissionais que trabalham no ‘Mais Médicos’ atualmente no Brasil. O programa foi lançado em 2013, no governo de Dilma Rousseff (PT), para sanar o déficit de médicos no país, estimado pelo Ministério da Saúde em 54 mil profissionais na época. “Sem falar que a relação entre Cuba e o Brasil fica estremecida, e isso não pode acontecer. Cuba sempre foi parceiro nosso no processo”, completa.

Comentários

Outras Notícias

[Daniela Mercury volta a criticar Tony Salles:
Fofoca

Daniela Mercury volta a criticar Tony Salles: "Atitude violenta"

13 de Março de 2025

Foto: Célia Santos

[Três jovens do Bahia são convocados para a Seleção Sub-17]
Esportes

Três jovens do Bahia são convocados para a Seleção Sub-17

13 de Março de 2025

Foto: Reprodução

[STF amplia número de condenados pelos atos de 8 de janeiro; total ultrapassa 480]
Justiça

STF amplia número de condenados pelos atos de 8 de janeiro; total ultrapassa 480

13 de Março de 2025

Foto: Marcelo Camargo

[Bruno Reis reestrutura Prefeitura de Salvador após mudanças no secretariado e criação da Secretaria do Mar]
Política

Bruno Reis reestrutura Prefeitura de Salvador após mudanças no secretariado e criação da Secretaria do Mar

13 de Março de 2025

Foto: Gabriel Lopes

[O que acontece no corpo durante a ressaca?]
Saúde

O que acontece no corpo durante a ressaca?

12 de Março de 2025

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Entidades médicas defendem ampliação da faixa etária para mamografia preventiva]
Saúde

Entidades médicas defendem ampliação da faixa etária para mamografia preventiva

12 de Março de 2025

Foto: Rodrigo Nunes/MS

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121