Saúde

Em Salvador, Rui autoriza implantação do Centro de Referência em Doença Falciforme

28 de Janeiro de 2019 -Redação Cabula agora
[Em Salvador, Rui autoriza implantação do Centro de Referência em Doença Falciforme]

Só na Bahia, estima-se que 30 mil pessoas possuam a condição, que provoca anemia crônica e episódios frequentes de dor severa, decorrentes da má circulação sanguínea

Com o maior número de pacientes com doença falciforme no mundo, fora do continente africano, a Bahia irá ganhar um centro de referência de ponta para o tratamento dos portadores da patologia. Na manhã desta segunda-feira (28), o governador Rui Costa assinou ordem de serviço para obras de reforma do edifício Antônio Ferreira dos Santos, localizado na Avenida Centenário, no bairro do Garcia, em Salvador, onde será instalado o Centro de Referência em Doença Falciforme. O prazo estimado para a conclusão das obras da nova unidade é de dez meses.

“O Centro vai monitorar e atender essas pessoas com a atenção que merecem para a realização de tratamentos. Queremos, inclusive, investir num trabalho científico na área. Hoje anunciei que irei publicar edital do Fundo Estadual de Pesquisa, para que tenhamos na Bahia uma linha de pesquisa específica sobre a anemia falciforme. O objetivo é que o estado seja referência não só no tratamento, mas também em pesquisas sobre o assunto”, declarou o governador. Com investimento de R$ 7,3 milhões, entre obras e equipamentos, o novo centro será equipado para realizar atendimento ambulatorial nas especialidades de hematologia, ortopedia, hepatologia, oftalmologia, nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, serviço social, assistência farmacêutica, endocrinologia, cardiologia e enfermagem.

A gestão da unidade será realizada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), que é referência no atendimento a pacientes com doença falciforme, acompanhando cerca de cinco mil pessoas na capital e no interior, além de ser responsável pela assistência transfusional e farmacêutica, incluindo a dispensação de medicamentos de alto custo, como Hidroxiureia e Deferasirox. A Doença Falciforme é uma das condições genéticas e hereditárias mais comuns no mundo e é mais prevalente na população negra, apesar de não ser exclusiva. Só na Bahia, estima-se que 30 mil pessoas possuam a condição, que provoca anemia crônica e episódios freqüentes de dor severa, decorrentes da má circulação sanguínea.

Comentários

Outras Notícias

[SindilimpBA anuncia greve na limpeza urbana de Salvador diante da falta de reajuste salarial e de pagamento de insalubridade]
Economia

SindilimpBA anuncia greve na limpeza urbana de Salvador diante da falta de reajuste salarial e de pagamento de insalubridade

27 de Outubro de 2026

Greve dos garis e margaridas deve começar no dia 1º de novembro em Salvador | FOTO: Divulgação

[Parlamento grego aprova restrição às redes sociais para menores de 15 anos]
Brasil

Parlamento grego aprova restrição às redes sociais para menores de 15 anos

27 de Outubro de 2026

Foto: Bruno Peres / Agência Brasil

[Ricardo Almeida declara apoio a Aleluia, que reúne 31 vereadores na disputa pela Câmara de Salvador]
Política

Ricardo Almeida declara apoio a Aleluia, que reúne 31 vereadores na disputa pela Câmara de Salvador

27 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação

[Open Finance terá novas exigências para proteger dados e dar mais controle aos clientes]
Economia

Open Finance terá novas exigências para proteger dados e dar mais controle aos clientes

27 de Outubro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Atletas de Juazeiro e Salvador garantem medalhas para a Bahia nos Jogos da Juventude ]
Esportes

Atletas de Juazeiro e Salvador garantem medalhas para a Bahia nos Jogos da Juventude

27 de Outubro de 2026

Foto: Maurício Viana / Sudesb

[Catar receberá Copa Intercontinental de 2026, com final marcada para dezembro]
Esportes

Catar receberá Copa Intercontinental de 2026, com final marcada para dezembro

26 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução/Fifa

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias