Saúde

Senado aprova fim de carência de planos de saúde para emergência

15 de Maio de 2019 -Agência Brasil Brasília
[Senado aprova fim de carência de planos de saúde para emergência]

Também foi reduzido para 120 dias o período de carência nas internações hospitalares.

Casos de urgência e emergência de beneficiários de planos de saúde podem ficar fora dos prazos de carência. A mudança está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 502/2017, aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (15). A iniciativa, da senadora Rose de Freitas (Pode-ES), também reduz para 120 dias o período de carência nas internações hospitalares.

Hoje a legislação define prazo de carência de 24 horas, para atendimentos de urgência e emergência; 300 dias, para parto; e 180 dias, para cirurgias. Apesar dos argumentos das operadoras de que a fixação de períodos de carência proteja as operadoras contra eventuais abusos e fraudes do consumidor, Rose argumenta que essa regra não pode inviabilizar o atendimento de saúde em circunstâncias excepcionais e imprevisíveis, que exijam solução imediata.

O relator, senador Mecias de Jesus (PRB-RR), considerou injustificável o plano de saúde não cobrir um problema de saúde que surja nas primeiras 24 horas do contrato e exija pronta intervenção médica.

“Retirar esse direito do usuário consumidor seria colocar em risco sua vida ou incolumidade física. Evidentemente, não se trata de permitir fraudes ao plano de saúde, que, no momento da contratação, poderá verificar se o potencial consumidor está em situação de urgência ou emergência previamente constituída”, explicou.

Como foi aprovado em caráter terminativo, caso não haja recurso da decisão da CAS, o projeto seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

Comentários

Outras Notícias

[SindilimpBA anuncia greve na limpeza urbana de Salvador diante da falta de reajuste salarial e de pagamento de insalubridade]
Economia

SindilimpBA anuncia greve na limpeza urbana de Salvador diante da falta de reajuste salarial e de pagamento de insalubridade

27 de Outubro de 2026

Greve dos garis e margaridas deve começar no dia 1º de novembro em Salvador | FOTO: Divulgação

[Parlamento grego aprova restrição às redes sociais para menores de 15 anos]
Brasil

Parlamento grego aprova restrição às redes sociais para menores de 15 anos

27 de Outubro de 2026

Foto: Bruno Peres / Agência Brasil

[Ricardo Almeida declara apoio a Aleluia, que reúne 31 vereadores na disputa pela Câmara de Salvador]
Política

Ricardo Almeida declara apoio a Aleluia, que reúne 31 vereadores na disputa pela Câmara de Salvador

27 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação

[Open Finance terá novas exigências para proteger dados e dar mais controle aos clientes]
Economia

Open Finance terá novas exigências para proteger dados e dar mais controle aos clientes

27 de Outubro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Atletas de Juazeiro e Salvador garantem medalhas para a Bahia nos Jogos da Juventude ]
Esportes

Atletas de Juazeiro e Salvador garantem medalhas para a Bahia nos Jogos da Juventude

27 de Outubro de 2026

Foto: Maurício Viana / Sudesb

[Catar receberá Copa Intercontinental de 2026, com final marcada para dezembro]
Esportes

Catar receberá Copa Intercontinental de 2026, com final marcada para dezembro

26 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução/Fifa

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias