Saúde

Doação de órgãos de vítima da Chacina de Portão salva nove vidas

21 de Maio de 2019 -Redação Cabula agora
[Doação de órgãos de vítima da Chacina de Portão salva nove vidas]

Ele teve morte cerebral confirmada nesta segunda-feira (20) depois de ser baleado na cabeça em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, no crime que ficou conhecido como Chacina de Portão.

Nove pessoas foram beneficiadas com a decisão da família de Arthur Silva de Jesus Moreira, 23 anos, de doar os órgãos do jovem. Ele teve morte cerebral confirmada nesta segunda-feira (20) depois de ser baleado na cabeça em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, no crime que ficou conhecido como Chacina de Portão.
Arthur foi atingido quando estava na porta de casa, no sábado (18). Ele conseguiu proteger o filho de quatro meses que estava em seus braços, mas foi baleado. O jovem passou dois dias internado no Hospital do Subúrbio até ter a morte confirmada. Foram doados o fígado, os dois rins, as duas córneas e as quarto válvulas do coração.
Segundo a coordenadora do Sistema de Transplantes da Bahia, Rita Pedrosa, cinco pacientes baianos que aguardavam na fila foram beneficiados. 
O procedimento de coleta dos órgãos aconteceu na madrugada e terminou por volta das 4h30 desta terça-feira (21). O corpo dele ainda está no Hospital do Subúrbio, mas deve ser encaminhado para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, nos Barris, nas próximas horas. A família ainda não definiu o local e horário do sepultamento.

Comentários

Outras Notícias

[Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]
Saúde

Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde

23 de Janeiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]
Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução

[Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]
Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026

23 de Janeiro de 2026

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

[Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]
Brasil

Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias