AVC atinge 1 em cada 4 pessoas; médico faz alerta no Dia Mundial de Combate à doença
30 de Outubro de 2019 - Redação Cabula agora![AVC atinge 1 em cada 4 pessoas; médico faz alerta no Dia Mundial de Combate à doença [AVC atinge 1 em cada 4 pessoas; médico faz alerta no Dia Mundial de Combate à doença]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/226368/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Condição que atinge uma em cada quatro pessoas ao longo da vida, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou derrame, tem um dia referência para o seu combate, em 29 de outubro
De acordo com a Academia Brasileira de Neurologia, a condição é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade. A estimativa é de que a cada ano 13,7 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 5,5 milhões morrem e atualmente existem 80 milhões de sobreviventes do acidente.
O AVC acontece quando o suprimento sanguíneo é reduzido ou bloqueado. Entre as consequências está a chance de perda súbita da função neurológica, ocasionando lesões cerebrais. Os dois tipos de AVC são o Isquêmico - mais comum, quando um vaso que irriga o cérebro é bloqueado - e Hemorrágico - quando há a ruptura de um vaso sanguíneo, causando sangramento dentro ou ao redor do cérebro.
O médico neurologista, Ramon Kruschewsky, alerta que 90% dos casos de AVC podem ser evitados a partir do reconhecimento dos sinais de alerta, rápido tratamento e mudanças no hábito de vida. "Os fatores mais prevalentes para desenvolver o AVC são comuns na nossa rotina. O tabagismo, hipertensão, sedentarismo… A alimentação também tem impacto relevante nesse processo. É um clichê mas é real: a alimentação mais saudável possível ajuda na prevenção. Comendo mais vegetais, evitando grande demanda de açúcar", alerta.
Quanto às sequelas, o médico sinaliza que podem ser várias, desde a dificuldade na capacidade de atenção, sensação térmica alterada, sensação de formigamento, estados depressivos, até o óbito. Ainda conforme o médico, a sequela está diretamente ligada com a área do cérebro afetada: "em média 1,9 milhão de neurônios morrem por minuto na isquemia cerebral. É muita coisa e o tempo é a maior válvula para conseguir salvar essa vida. As sequelas dependem de que área do cérebro será afetada, onde pode ocorrer o AVC. Pode mexer numa região do cérebro responsável por te manter acordado, pode mexer na parte responsável pela sua fala ou pela compreensão do que você está falando", elencou.
Comentários
Outras Notícias

Daniela Mercury volta a criticar Tony Salles: "Atitude violenta"
13 de Março de 2025Foto: Célia Santos
![Três jovens do Bahia são convocados para a Seleção Sub-17 [Três jovens do Bahia são convocados para a Seleção Sub-17]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237401/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Três jovens do Bahia são convocados para a Seleção Sub-17
13 de Março de 2025Foto: Reprodução
![STF amplia número de condenados pelos atos de 8 de janeiro; total ultrapassa 480 [STF amplia número de condenados pelos atos de 8 de janeiro; total ultrapassa 480]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237400/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
STF amplia número de condenados pelos atos de 8 de janeiro; total ultrapassa 480
13 de Março de 2025Foto: Marcelo Camargo
![Bruno Reis reestrutura Prefeitura de Salvador após mudanças no secretariado e criação da Secretaria do Mar [Bruno Reis reestrutura Prefeitura de Salvador após mudanças no secretariado e criação da Secretaria do Mar]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237399/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bruno Reis reestrutura Prefeitura de Salvador após mudanças no secretariado e criação da Secretaria do Mar
13 de Março de 2025Foto: Gabriel Lopes
![O que acontece no corpo durante a ressaca? [O que acontece no corpo durante a ressaca?]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237398/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
O que acontece no corpo durante a ressaca?
12 de Março de 2025Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
![Entidades médicas defendem ampliação da faixa etária para mamografia preventiva [Entidades médicas defendem ampliação da faixa etária para mamografia preventiva]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237397/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Entidades médicas defendem ampliação da faixa etária para mamografia preventiva
12 de Março de 2025Foto: Rodrigo Nunes/MS
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023