Saúde

Carnaval de Salvador terá testes rápidos contra dengue, zika e chikungunya

20 de Fevereiro de 2020 - Redação Cabula agora
[Carnaval de Salvador terá testes rápidos contra dengue, zika e chikungunya]

Os exames obtém o resultado em até 15 minutos e serão aplicados em pessoas que derem entrada nas unidades com sintomas suspeitos.

Pela primeira vez durante o Carnaval de Salvador, os dez módulos assistenciais da saúde instalados nos circuitos oficiais da festa  disponibilizarão testes rápidos para diagnóstico das arboviroses: dengue, zika e chikungunya. Os exames obtém o resultado em até 15 minutos e serão aplicados em pessoas que derem entrada nas unidades com sintomas suspeitos.

Os pacientes com diagnóstico positivo iniciarão o tratamento no próprio circuito da festa e, caso haja necessidade, serão encaminhados para rede hospitalar de retaguarda para internamento.

“Esta iniciativa contribuirá para o diagnóstico rápido de indivíduos sintomáticos durante o Carnaval e garantirá um tratamento mais eficaz desses pacientes. Possibilitará ainda que os agentes de combate às endemias possam realizar as medidas de contingência de imediato com a eliminação dos mosquitos Aedes nas localidades onde possivelmente o paciente foi infectado, reduzindo a possibilidade de surtos de arboviroses no período da folia”, destacou Olivette Borba, coordenadora do Laboratório Central.

Outra medida que será adotada no Carnaval deste ano será a incorporação da dosagem de troponina, teste de alta sensibilidade capaz de detectar os pacientes com riscos eminentes de infarto agudo de miocárdio (IAM), o que representa agilidade no tratamento adequado.

Comentários

Outras Notícias

[Daniela Mercury volta a criticar Tony Salles:
Fofoca

Daniela Mercury volta a criticar Tony Salles: "Atitude violenta"

13 de Março de 2025

Foto: Célia Santos

[Três jovens do Bahia são convocados para a Seleção Sub-17]
Esportes

Três jovens do Bahia são convocados para a Seleção Sub-17

13 de Março de 2025

Foto: Reprodução

[STF amplia número de condenados pelos atos de 8 de janeiro; total ultrapassa 480]
Justiça

STF amplia número de condenados pelos atos de 8 de janeiro; total ultrapassa 480

13 de Março de 2025

Foto: Marcelo Camargo

[Bruno Reis reestrutura Prefeitura de Salvador após mudanças no secretariado e criação da Secretaria do Mar]
Política

Bruno Reis reestrutura Prefeitura de Salvador após mudanças no secretariado e criação da Secretaria do Mar

13 de Março de 2025

Foto: Gabriel Lopes

[O que acontece no corpo durante a ressaca?]
Saúde

O que acontece no corpo durante a ressaca?

12 de Março de 2025

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Entidades médicas defendem ampliação da faixa etária para mamografia preventiva]
Saúde

Entidades médicas defendem ampliação da faixa etária para mamografia preventiva

12 de Março de 2025

Foto: Rodrigo Nunes/MS

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121