OMS eleva risco da epidemia de coronavírus para 'muito alto'
05 de Março de 2020 -Redação Cabula agora![OMS eleva risco da epidemia de coronavírus para 'muito alto' [OMS eleva risco da epidemia de coronavírus para 'muito alto']](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/227817/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Os países devem agir de maneira rápida e robusta para conter a epidemia de coronavírus COVID-19, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na última sexta-feira (28), ao elevar a avaliação de risco global da infecção para “muito alta”
O anúncio foi feito depois que o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, recebeu dados que mostram que nas últimas 24 horas a China registrou o menor número de casos em mais de um mês (329), com 78.959 no total.
Mais de 36.000 pessoas também se recuperaram do COVID-19 somente na China, disse a OMS.
Medo, boatos e estigma são os maiores inimigos
Em declarações à imprensa nesta sexta-feira, o chefe da ONU, António Guterres, pediu a todos os governos que intensifiquem esforços e façam todo o possível para conter a doença, sem estigmatização e com respeito aos direitos humanos. Ele também pediu solidariedade e apoio global.
Ecoando as palavras de Tedros, o secretário-geral da ONU enfatizou a importância da preparação, e não do pânico, e declarou que o “maior inimigo no momento não é o vírus. É o medo, são os boatos e o estigma”.
Disseminação continua
O mundo continuou mostrando um aumento nas infecções, com 4.351 casos confirmados em 49 países e 67 mortes.
Tedros disse que, embora o aumento do número de casos e de países afetados nos últimos dias seja preocupante, não havia evidências de que o vírus se espalhe livremente nas comunidades.
Ele acrescentou que 24 casos de infecção foram exportados da Itália para 14 países e 97 casos foram exportados do Irã para 11 países.
“O aumento contínuo do número de casos e o número de países afetados nos últimos dias são claramente preocupantes”, disse ele. “Nossos epidemiologistas têm monitorado esses desenvolvimentos continuamente e agora aumentamos nossa avaliação do risco de propagação e do risco de impacto do COVID-19 para muito alto no nível global.”
Primeiro caso na África Subsaariana
Na Nigéria, onde o primeiro caso de infecção foi confirmado e isolado, a agência da ONU disse ter “grande confiança” de que o país poderá conter o vírus.
Isso se deve ao fato de a Nigéria ter tido sucesso ao lidar com outros surtos de doenças, como a febre de Lassa e o sarampo — e investido significativamente para fazer isso, disse Mike Ryan, chefe para o Programa de Emergências em Saúde da OMS.
Atualmente, mais de 20 vacinas estão em desenvolvimento em todo o mundo, juntamente com vários medicamentos terapêuticos; os primeiros resultados são esperados em semanas, disse Tedros.
Responsabilidade pessoal é essencial
Enquanto isso, a melhor coisa que as pessoas podem fazer é ser diligentes em relação à sua higiene pessoal, insistiu o chefe da agência de saúde da ONU, e ficar atentas aos sintomas, que incluem tosse seca e febre.
Para a prevenção, é particularmente importante lavar as mãos com sabão ou álcool gel, espirrar ou tossir em um lenço ou na dobra do braço, e ficar em casa em caso de sintomas.
Explicando as implicações da mais recente avaliação de ameaças, Ryan disse que, embora fosse o nível mais alto de alerta, o objetivo era incentivar os países a agir, em vez de alarmá-los.
“Precisamos desacelerar esse vírus, porque os sistemas de saúde em todo o mundo — e quero dizer no Norte e no Sul — simplesmente não estão prontos. O risco de disseminação aumentou claramente, mas o risco de impacto também subiu por causa do que vemos em sistemas de saúde em todo o mundo.”
Hora de agir
“É hora de se preparar. É hora de agir, e as pessoas precisam fazer uma verificação da realidade agora e realmente entender que é necessária uma abordagem de todos os governos e sociedades.”
Ecoando a necessidade de ações agressivas, como a implementada pela China, a Dra. Maria Van Kerkhove, da OMS, observou que outros países que seguiram sua liderança obtiveram sucessos semelhantes na contenção do vírus, resultando em um espaço valioso para a respiração de seus sistemas de saúde.
Comentários
Outras Notícias
![Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde [Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238208/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde
23 de Janeiro de 2026Foto: Agência Brasil
![Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso [Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238207/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução
![Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026 [Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238206/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026
23 de Janeiro de 2026Foto: Márcia Santana/Ascom SSP
![Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo” [Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238205/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução/Internet
![Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano [Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238204/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano
21 de Janeiro de 2026O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.
![Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025 [Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238203/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025
21 de Janeiro de 2026Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
