Saúde

Suíca contesta mudança na assistência médica dos trabalhadores terceirizados do estado e do município de Salvador

05 de Março de 2020 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
[Suíca contesta mudança na assistência médica dos trabalhadores terceirizados do estado e do município de Salvador]

As mudanças de empresas que faziam a assistência médica de trabalhadores terceirizados da prefeitura de Salvador e da Secretaria Estadual de Educação (SEC) não agradou aos profissionais devido aos problemas gerados.

E o vereador soteropolitano, Luiz Carlos Suíca (PT), fez duras críticas às novas empresas que assumiram o processo. Durante toda a semana, o edil petista tem chamado a atenção para o caso. Ele aponta que trabalhadores tem procurado o seu gabinete para denunciar a situação precária que resultou a mudança. “Chamo a atenção da prefeitura que, na busca de manter caixa e fazer economia com as empresas, promoveu uma licitação, mas não se preocupou em manter a qualidade dos serviços. Fez economia, saiu algumas empresas e deixou outra – a ‘Braspe’ – que não sei que mágica foi essa que fizeram pra essa empresa ficar, e trouxe a ‘Soluções’ e a ‘APA’”, critica Suíca nesta quinta (5). 

O vereador aponta que a Braspe trocou a assistência médica dos trabalhadores que era feita pela ‘Hapvida’, que também serve aos servidores concursados, para uma empresa que cobra R$74. “Esse valor você não faz uma consulta dentária e não é atendido em lugar algum. Para utilizar, caso tenha algum problema para urgência e emergência, tem que marcar antes. O trabalhador tem que ir para o hospital público neste caso. Trata-se da ‘Med Morte’ e não ‘Med Vida’, que é de Alagoas e que ninguém quer saber. E essa responsabilidade é do prefeito. Tira essa qualidade para os trabalhadores que já ganham tão pouco para colocar uma empresa que não tem credenciamento”, denuncia. Suíca pede intervenção da prefeitura e do estado na questão. 

Ele cita a empresa ‘Braspe’ como uma das beneficiadas - que continuou com contrato no município de Salvador e a nova licitação trouxe a ‘Soluções’ e a ‘APA’ para a assistência. “Gostaria que o prefeito tomasse providências nisso porque todos os dias recebo denúncia. Vamos ao Ministério Público. O SindilimpBA já está atuando nesse sentido. Porque isso é fraude. Tem pessoas que trabalham na Braspe que têm problema de câncer e há recusa na assistência médica. E a família pagando R$800 para ir para o ‘Hapvida’. Isso é um crime que estão cometendo com esses trabalhadores. No objetivo de economizar e botar dinheiro no bolso está prejudicando a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores e na qualidade do serviço da prefeitura”, completa o edil.
 
O petista continua relatando um caso que aconteceu no carnaval deste ano. Ele explica que um trabalhador foi espancado e que quando chegou na emergência não foi atendido porque não teve a solicitação feita. Ele é lotado na Secretaria Estadual de Educação. Para a coordenadora-geral do SindilimpBA, a situação é caótica tanto no estado quanto na prefeitura. “A direção do sindicato já pegou a convenção coletiva e já encaminhou denúncia ao Ministério Público contra essas empresas. E duvido que os membros dos governos estadual e municipal estejam contentes com essa situação. Porque vai acabar caindo no colo do estado e da prefeitura”, completa Ana. 

Comentários

Outras Notícias

[O que acontece no corpo durante a ressaca?]
Saúde

O que acontece no corpo durante a ressaca?

12 de Março de 2025

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Entidades médicas defendem ampliação da faixa etária para mamografia preventiva]
Saúde

Entidades médicas defendem ampliação da faixa etária para mamografia preventiva

12 de Março de 2025

Foto: Rodrigo Nunes/MS

[SMS lança plano de ação para combater doenças respiratórias e arboviroses após o carnaval]
Saúde

SMS lança plano de ação para combater doenças respiratórias e arboviroses após o carnaval

12 de Março de 2025

Foto: Divulgação

[CFM solicita à ANS revisão de recomendação sobre mamografia apenas após os 50 anos]
Saúde

CFM solicita à ANS revisão de recomendação sobre mamografia apenas após os 50 anos

12 de Março de 2025

Foto: José Cruz / Agência Brasil

[Ministério da Saúde amplia acesso a insulinas análogas pelo SUS]
Saúde

Ministério da Saúde amplia acesso a insulinas análogas pelo SUS

11 de Março de 2025

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

[Acidentes e mortes em estradas federais da Bahia caem pelo segundo ano consecutivo no Carnaval]
Bahia

Acidentes e mortes em estradas federais da Bahia caem pelo segundo ano consecutivo no Carnaval

11 de Março de 2025

Foto: Divulgação / PRF na Bahia

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121