Saúde

Salvador inicia campanha contra sífilis nesta terça (10)

10 de Março de 2020 -Redação Cabula agora
[Salvador inicia campanha contra sífilis nesta terça (10)]

A capital baiana lança a Campanha Educativa para Prevenção da Sífilis nesta terça-feira (10), em cerimônia a ser realizada no auditório do Centro de Cultura da Câmara de Vereadores, no Centro, a partir das 8h30.

Promovido pela Prefeitura, por meio do Setor de Acompanhamento de Infecção Sexualmente Transmissível (IST) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Unicef,  o evento é aberto à população e abordará o tema da prevenção através de estratégias audiovisuais e do livro de acompanhamento dos casos de sífilis.

 

A sífilis é considerada um problema de saúde pública que afeta a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. O impacto direto sobre a saúde e sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) tem levado gestores de diversos setores a pensarem estratégias para o controle desse agravo. Segundo a coordenadora do setor, Daniela Cardoso, a parceria com a Unicef, instituição que tem no bojo de atuação a preocupação do aumento dos casos de IST entre os adolescentes e jovens do Brasil, fortalecerá as ações que o município vem desenvolvendo e que constam no Plano Municipal de Sífilis.

 

A capital baiana conta também com as apoiadoras do projeto Sífilis Não, do Ministério da Saúde. “O propósito é de articulação entre diversos atores que trabalham integralmente com o objetivo de eliminar a sífilis congênita e reduzi-la em gestantes e adquirida”, ressalta a apoiadora Vania Priamo.

 

Números – Desde 1992, o Brasil é signatário de compromissos internacionais para eliminação da sífilis congênita. Em 2016, a infecção, em todas as suas formas, foi declarada como um grave problema de saúde pública no Brasil, sobretudo entre homens e nos segmentos mais jovens da população brasileira. De acordo com o Ministério da Saúde, Salvador ocupa a 6ª posição dentre os 100 municípios que respondem por aproximadamente 60% dos casos de sífilis do país.

Comentários

Outras Notícias

[Wesley Safadão aciona Justiça contra pré-candidato após acusações nas redes]
Fofoca

Wesley Safadão aciona Justiça contra pré-candidato após acusações nas redes

29 de Abril de 2026

Foto: Reprodução

[Desmatamento na Amazônia recua 17% no início de 2026, aponta levantamento]
Brasil

Desmatamento na Amazônia recua 17% no início de 2026, aponta levantamento

29 de Abril de 2026

Foto: Orlando K Junior / Divulgação

[MP-BA recomenda cancelamento de show de Natanzinho Lima por valor elevado de cachê]
Fofoca

MP-BA recomenda cancelamento de show de Natanzinho Lima por valor elevado de cachê

29 de Abril de 2026

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

[“FreePelô às Quartas” retorna com nova temporada e programação cultural no Pelourinho]
Cultura

“FreePelô às Quartas” retorna com nova temporada e programação cultural no Pelourinho

29 de Abril de 2026

Foto: Guilherme Weber de Lima/Fundação Casa de Jorge Amado

[Suíca critica fala de Huck no Domingão: “Foi preconceituoso e inoportuno”]
Bahia

Suíca critica fala de Huck no Domingão: “Foi preconceituoso e inoportuno”

28 de Abril de 2026

Durante o programa, Huck mencionou, em tom de brincadeira, que a irmã gêmea da participante, Mile Moreira, estaria vivendo de forma irregular nos Estados Unidos e "fugindo do ICE", órgão de imigração do país. A fala gerou repercussão negativa nas redes sociais e levou a própria Mile a esclarecer que

[Governo da Bahia convoca mais de 2,7 mil estudantes para o programa Partiu Estágio]
Educação

Governo da Bahia convoca mais de 2,7 mil estudantes para o programa Partiu Estágio

28 de Abril de 2026

Foto: Divulgação Gov BA

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias