Saúde

Coronavírus: estudo da Fiocruz mostra eficácia de antiviral usado contra hepatite C

26 de Junho de 2020 -Redação Cabula agora
[Coronavírus: estudo da Fiocruz mostra eficácia de antiviral usado contra hepatite C]

Um estudo liderado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com medicamentos que são usados para tratar hepatite C mostrou eficácia contra o coronavírus

Em experimentos in vitro com três linhagens de células, incluindo células pulmonares humanas, o antiviral daclastavir impediu a produção de partículas virais da Covid-19 que causam a infecção. O medicamento foi de 1,1 a 4 vezes mais eficiente do que outros remédios que estão sendo usados nos estudos clínicos do coronavírus, como a cloroquina, a combinação de lopinavir e ritonavir e a ribavirina, este último também usado no tratamento de hepatite. 

O coronavírus já infectou mais de 9,6 milhões de pessoas no mundo e matou quase 490 mil, segundo o painel global da universidade Johns Hopkins. No Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, foram contabilizados 1.228.114 casos e 54.971 óbitos. 

O daclastavir superou também a eficiência do atazanavir, um antirretroviral utilizado no tratamento de HIV que foi testado anteriormente pelos cientistas da Fiocruz. "As análises apontaram que o fármaco [daclastavir] interrompeu a síntese do material genético viral, o que levou ao bloqueio da replicação do vírus. Em células de defesa infectadas, o fármaco também reduziu a produção de substâncias inflamatórias, que estão associadas a quadros de hiperinflamação observados em casos graves de covid-19", diz a Fiocruz, em comunicado. 

Os testes mostraram que o sofosbuvir, outro remédio para hepatite, foi menos eficiente do que o daclastavir. Ele também inibiu a replicação viral em linhagens de células humanas pulmonares e hepáticas, mas não apresentou efeito em células Vero, derivadas de rim de macaco e muito utilizadas em estudos de virologia.

Comentários

Outras Notícias

[”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA]
Bahia

”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA

17 de Junho de 2026

A greve nacional está marcada para o dia 22 de junho em todo o Brasil | FOTO: Mídia Ninja |

[Fernanda Torres e Tinder chegam a entendimento para encerrar disputa judicial]
Fofoca

Fernanda Torres e Tinder chegam a entendimento para encerrar disputa judicial

17 de Junho de 2026

Foto: ABC

[Sudesb confirma contrato de R$ 7,8 milhões para nova fase das obras em Pituaçu]
Economia

Sudesb confirma contrato de R$ 7,8 milhões para nova fase das obras em Pituaçu

17 de Junho de 2026

Foto: Mateus Pereira / GovBR

[Recuperação de Neymar avança e retorno aos treinos gera expectativa na Seleção Brasileira]
Esportes

Recuperação de Neymar avança e retorno aos treinos gera expectativa na Seleção Brasileira

17 de Junho de 2026

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

[Obras na Cidade Baixa provocam mudanças temporárias em linhas de ônibus de Salvador]
Bahia

Obras na Cidade Baixa provocam mudanças temporárias em linhas de ônibus de Salvador

17 de Junho de 2026

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

[Projetos na Câmara de Salvador fortalecem debate sobre amamentação e doação de leite humano]
Bahia

Projetos na Câmara de Salvador fortalecem debate sobre amamentação e doação de leite humano

16 de Junho de 2026

Foto: Sandro Araújo / Agência Saúde

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias