Saúde

Ministério da Saúde espera vacinar 15 milhões de brasileiros contra o coronavírus em dezembro

29 de Julho de 2020 -Redação Cabula agora
[Ministério da Saúde espera vacinar 15 milhões de brasileiros contra o coronavírus em dezembro]

O Ministério da Saúde estima que 15,2 milhões de brasileiros sejam vacinados contra o coronavírus até dezembro deste ano, se a vacina produzida em Oxford for aprovada

O primeiro lote do medicamento deve chegar ao Brasil no último mês de 2020 e será aplicado na população assim que sua eficácia for comprovada.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, disse à CNN que o governo fechou um acordo para o envio de 100 milhões de doses da vacina, divididas em três lotes.
“O número se baseia na campanha de vacinação contra a influenza no Brasil. O primeiro lote deve chegar na primeira quinzena de dezembro, com 15,2 milhões de doses, e o segundo terá o mesmo número de aplicações e chega entre dezembro em janeiro. O terceiro lote, de 70 milhões de doses chega entre março e abril. Se todos os estudos derem certo, nós iremos iniciar a campanha de vacinação em dezembro”, explicou Medeiros.
Ele espera que os mais de 15 milhões de brasileiros passem a virada do ano já vacinados contra o coronavírus. O secretário informou que os primeiros grupos a receberem a vacina serão os idosos, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde que estão na linha de frente.
O Ministério da Saúde estaria planejando uma estratégia para aplicação das vacinas sem que haja “pânico nem tumulto” e seja um processo seguro. “A Secretaria de Vigilância em Saúde cuida do sistema nacional de imunização. Nossa capacidade de aplicar vacinas é de longa data, somos eficientes para aplicar no país inteiro de forma rápida”, afirmou. 
A negociação feita com a Universidade de Oxford e a AstraZeneca, laboratório responsável pelo desenvolvimento da vacina, garante ao Brasil a transferência da tecnologia do medicamento. Ele poderá ser produzido no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
“Nessa encomenda com a Oxford e a AstraZeneca, o governo brasileiro assumiu compromisso de transferência de tecnologia para termos autonomia de produção da vacina, que será produzida no laboratório de Bio-Manguinhos”, acrescentou.

Comentários

Outras Notícias

[Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]
Saúde

Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde

23 de Janeiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]
Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução

[Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]
Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026

23 de Janeiro de 2026

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

[Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]
Brasil

Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias