Saúde

Testes podem evitar segunda onda da Covid-19 em Salvador

12 de Novembro de 2020 -Redação Cabula agora
[Testes podem evitar segunda onda da Covid-19 em Salvador]

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 176 mil testes para detectar a Covid-19 até o último dia 30

Com a testagem, é possível acompanhar o crescimento do número de casos positivos na cidade. 

  

São dois tipos de teste: um é realizado na fase aguda da doença, entre o 3º e 7º dia em que o paciente apresentou os primeiros sintomas, e o outro a partir do 7º dia. A coordenadora do Laboratório Central do Município (Lacen), Olivete Borba, ressalta que o serviço de testagem é imprescindível para frear a disseminação da doença. 

  

"Precisamos testar para que as pessoas identificadas como positivas possam cumprir o isolamento. Hoje, há muitas sendo diagnosticadas, porém assintomáticas. Mesmo não tendo sintomas ou apresentando-os de forma leve, o cidadão é portador do vírus e pode transmitir para alguém que tenha uma complicação", alerta. 

  

Sendo assim, Olivete garante que é possível identificar uma segunda onda através dessa testagem, caso surja na cidade. "O município continua testando a população e, com isso, estamos preparados para detectar uma nova onda. 

A Prefeitura está dando a resposta para a população que precisa dos serviços", salienta. 

  

Nas unidades de saúde estão sendo realizados os testes com as pessoas que apresentam sintomas leves. Para quem apresenta sintomas mais graves, a testagem é feita nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) e gripários. "Quando uma pessoa vai para a unidade de saúde, faz o teste e é identificado que ela tem sintomas mais graves, é contactada uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que a leva para o serviço de urgência", explica.   

  

A recomendação da SMS é que, caso o cidadão perceba algum sintoma, procure a unidade básica de saúde mais próxima da residência. O local estará apto a realizar o acolhimento do paciente e, caso seja constatado a suspeita do Covid-19, o mesmo será encaminhado para fazer a testagem e confirmar ou descartar a doença. 

  

Números - Desde o dia 28 de setembro, apenas as unidades básicas de saúde já realizaram 1.847 testes rápidos. Deste total, 269 exames tiveram resposta positiva para a doença. De acordo com dados obtidos no portal da Transparência da SMS, que mostra índices relacionados à Covid-19 em Salvador, há quase 93 mil casos confirmados da doença na cidade. Deste total, 90 mil casos foram curados. Foram registrados 2.676 óbitos em função da Covid-19.

Comentários

Outras Notícias

[”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA]
Bahia

”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA

17 de Junho de 2026

A greve nacional está marcada para o dia 22 de junho em todo o Brasil | FOTO: Mídia Ninja |

[Fernanda Torres e Tinder chegam a entendimento para encerrar disputa judicial]
Fofoca

Fernanda Torres e Tinder chegam a entendimento para encerrar disputa judicial

17 de Junho de 2026

Foto: ABC

[Sudesb confirma contrato de R$ 7,8 milhões para nova fase das obras em Pituaçu]
Economia

Sudesb confirma contrato de R$ 7,8 milhões para nova fase das obras em Pituaçu

17 de Junho de 2026

Foto: Mateus Pereira / GovBR

[Recuperação de Neymar avança e retorno aos treinos gera expectativa na Seleção Brasileira]
Esportes

Recuperação de Neymar avança e retorno aos treinos gera expectativa na Seleção Brasileira

17 de Junho de 2026

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

[Obras na Cidade Baixa provocam mudanças temporárias em linhas de ônibus de Salvador]
Bahia

Obras na Cidade Baixa provocam mudanças temporárias em linhas de ônibus de Salvador

17 de Junho de 2026

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

[Projetos na Câmara de Salvador fortalecem debate sobre amamentação e doação de leite humano]
Bahia

Projetos na Câmara de Salvador fortalecem debate sobre amamentação e doação de leite humano

16 de Junho de 2026

Foto: Sandro Araújo / Agência Saúde

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias