Saúde

Terceira etapa de vacinação contra a gripe começa nesta quarta (9)

09 de Junho de 2021 -Secom/ PMS
[Terceira etapa de vacinação contra a gripe começa nesta quarta (9)]

Nesta quarta-feira (9), novos grupos passam a ser incluídos em Salvador pela Prefeitura na terceira e última fase da vacinação contra a Influenza – vírus causador da gripe

Pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais, deficiência permanente, integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, rodoviários, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas estão entre o público-alvo.
 
Para receber o imunizante, os cidadãos devem comparecer, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, a um dos 109 postos fixos ou no drive-thru do Shopping Barra (Avenida Centenário). No caso do drive-thru, o atendimento é exclusivo para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência e idosos.
 
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta para a baixa adesão à campanha nas etapas anteriores, quando apenas 36% do público alvo – crianças entre seis meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores e idosos com mais de 60 anos -, compareceu aos postos para aplicação do imunizante. A situação causa muita preocupação, principalmente nesse momento de gravidade da pandemia, com as taxas de ocupação de leitos na casa de 80%, como revela o titular da SMS, Leo Prates.
 
“Sabemos que a vacinação é sempre a principal e mais eficaz ação preventiva especialmente para pessoas com maior vulnerabilidade, no caso dos grupos prioritários. Esta é a última fase e o momento para que possamos reverter esses números. Temos a vacina e profissionais esperando para recebê-los, por favor, compareçam”, apela.
 
Covid-19 – Pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19 devem respeitar o intervalo de 14 dias para se vacinarem contra a gripe. O mesmo intervalo deve ser seguido por aqueles que receberam a dose contra a gripe e precisam ser imunizados contra o coronavírus.
 
“Esse prazo de duas semanas é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados, com a produção de anticorpos correspondentes aos efeitos de cada imunizante, independente de qual deles foi aplicado primeiro”, explica a médica infectologista da SMS, Adielma Nizarala.
 

 

Foto: Bruno Concha/Secom

Comentários

Outras Notícias

[Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]
Saúde

Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde

23 de Janeiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]
Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução

[Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]
Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026

23 de Janeiro de 2026

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

[Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]
Brasil

Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias