Saúde

Atenção trabalhador: Semop realiza recadastramento de ambulantes do Centro Histórico

14 de Junho de 2021 - Secom/ PMS
[Atenção trabalhador: Semop realiza recadastramento de ambulantes do Centro Histórico]

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realiza, nesta segunda (14) e terça-feira (15), uma operação de recadastramento dos ambulantes que atuam no Centro Histórico de Salvador

A ação acontece na sede da Associação das Baianas do Acarajé e do Mingau (Abam), na Praça da Cruz Caída, das 9h às 17h. Com o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Civil, a iniciativa tem como objetivo garantir o ordenamento da região.
 
O recadastramento acontece por ordem de chegada. "A Semop reafirma o compromisso com a segurança destes profissionais e segue rigorosamente todos os protocolos sanitários relativos à saúde dos mesmos, realizando a fiscalização do distanciamento das filas, a utilização do álcool em gel e a exigência da obrigatoriedade do uso de máscaras entre todos", disse a titular da pasta, Marise Chastinet.
 
O diretor de Operações da Semop, Adriano Silveira, explicou que a finalidade da ação é impedir que ocorram atividades não licenciadas, principalmente na pandemia do coronavírus, como assédio de comerciantes não-licenciados e pintura corporal.
 
“Serão recadastrados os comerciantes que já atuam no Centro Histórico, com o objetivo de coibir atividades irregulares, principalmente neste momento de Covid-19. Por exemplo, a questão das pinturas tribais é uma atividade que não é licenciada pela Semop. Essas pessoas trabalham de forma irregular, o que é um perigo. Na pandemia, por exemplo, eles têm contato diretamente com o soteropolitano ou com o turista, colocando o cidadão em risco. Isso é um crime tipificado no código penal, então a gente está fazendo a apreensão do material e, além disso, monitorando o ordenamento do Centro Histórico”, afirmou Silveira.
 
Limite – Atualmente, 328 comerciantes informais atuam na área do Centro Histórico, entre barraqueiros, baianas de acarajé, vendedores de souvenir, trançadeiras e baianas de recepção. Segundo o diretor de Operação, não existe previsão de novos cadastros, pois a região possui hoje a capacidade máxima de comerciantes licenciados por metro quadrado.  
 
“A gente está buscando dar melhores condições para que essas pessoas exerçam suas atividades com toda dignidade possível. Então, através de um projeto da Semop, em conjunto com a Diretoria do Centro Histórico e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), está sendo feita uma análise de toda parte do equipamento utilizado, vestimenta e barracas dos segmentos que coabitam a localidade”, finalizou Silveira.

 

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Comentários

Outras Notícias

[Mototáxi por aplicativos é tragédia anunciada, diz pesquisador do Ipea]
Brasil

Mototáxi por aplicativos é tragédia anunciada, diz pesquisador do Ipea

09 de Agosto de 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Lula recebe ligação de Putin para conversa sobre Ucrânia e Brics]
Mundo

Lula recebe ligação de Putin para conversa sobre Ucrânia e Brics

09 de Agosto de 2025

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[Motta envia pedido de afastamento de 15 deputados após motim na Câmara]
Política

Motta envia pedido de afastamento de 15 deputados após motim na Câmara

08 de Agosto de 2025

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

[Bolsonaro está tendo o direito de se defender, diz Lula]
Política

Bolsonaro está tendo o direito de se defender, diz Lula

08 de Agosto de 2025

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[Ministério da Saúde libera R$ 40 milhões para fortalecer bancos de leite em todo o país]
Saúde

Ministério da Saúde libera R$ 40 milhões para fortalecer bancos de leite em todo o país

07 de Agosto de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

[Fábio Assunção fala sobre abuso sofrido na infância e desafios com saúde mental]
Fofoca

Fábio Assunção fala sobre abuso sofrido na infância e desafios com saúde mental

07 de Agosto de 2025

Foto: TV Globo

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121