Saúde

Projeto de Suíca sugere levar ‘sommelier de vacina’ para o final da fila de imunização contra covid

14 de Julho de 2021 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
[Projeto de Suíca sugere levar ‘sommelier de vacina’ para o final da fila de imunização contra covid]

Quem escolher qual vacina quer receber contra a covid-19 deve voltar para o final da fila do processo de imunização em Salvador

A medida consta no novo projeto de lei do vereador soteropolitano Luiz Carlos Suíca (PT), que justifica a medida para inibir a prática que ficou conhecida como ‘sommelier de vacina’ no país. Nesta terça-feira (13), o edil petista disse que mais de 70% dos municípios brasileiros registram casos de pessoas que querem escolher a marca da vacina antes de receber a dose. Os dados são do levantamento divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CMN). 

“A escolha dentre os imunizantes disponíveis em todo o Brasil vem sendo criticada por especialistas e autoridades de Saúde, pois atrapalha a logística e a estratégia de atingir um público cada vez maior. É preciso estabelecer essa alteração no protocolo de vacinação em Salvador para aqueles que se recusarem a tomar a vacina contra a covid devido unicamente à marca do imunizante”, explica Suíca ao apontar exceções de gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades com comprovada recomendação médica, cujo laudo médico será retido no momento da aplicação. 

O projeto do petista aponta que a renúncia ao imunizante motivará a suspensão do direito à vacinação no período regular previsto dentro no cronograma do Plano Municipal de Imunização na rede de saúde. “Aquele que for retirado do cronograma de vacinação por recusa do imunizante será incluído novamente na programação após o término da vacinação dos demais grupos previamente estabelecidos”, aponta Suíca em sua justificativa. Ele diz que o protocolo a ser adotado deve conscientizar e educar sobre a segurança dos imunizantes, além de demonstrar que o Plano Municipal de Imunização é urgente para frear o avanço da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde criará um ‘Termo de Recusa’, que deverá ser assinado por aqueles que recusarem o imunizante oferecido nos postos de vacinação. Esse termo deverá ser anexado ao cadastro único do paciente na rede municipal de saúde para que fique impossibilitado de se vacinar em outro equipamento até a finalização do cronograma previsto. Nos casos em que o munícipe se negar a assinar, dois servidores assinarão e justificarão a recusa por escrito. 

Suíca ainda lembra que todos os imunizantes usados no Brasil foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele frisa que especialistas não recomendam que as pessoas recusem os imunizantes disponíveis, pois a imunidade coletiva cria uma barreira que protege quem ainda não recebeu o imunizante e, também, protege os que não atingiram a imunidade. “Nenhuma vacina apresenta 100% de eficácia contra a covid-19”, completa. 

Outra dúvida frequente é com relação às reações adversas. No entanto, são raros casos que causam sintomas e sequelas. Além de brandas, as reações são raras, segundo os dados divulgados amplamente. “Diversos estudos apontam que a efetividade da vacina se comprova em grupos totalmente imunizados. Os registros de óbito por covid-19 em pessoas acima de 80 anos, por exemplo, já começaram a cair em março, quando parte desse grupo já havia recebido as duas doses. Na Bahia, temos o menor número de internados dos últimos meses, tudo por causa das vacinas”, sintetiza o vereador. 

 

 

Foto ilustrativa PT

Comentários

Outras Notícias

[Evaristo Costa relata agressão pela Polícia Militar durante o Carnaval]
Fofoca

Evaristo Costa relata agressão pela Polícia Militar durante o Carnaval

06 de Março de 2025

Foto: Waltemy Brandão / Bahia Notícias

[Meninos Rei anuncia abertura de primeira loja física em 2025]
Bahia

Meninos Rei anuncia abertura de primeira loja física em 2025

06 de Março de 2025

Foto: Ana Clara Pires / Bahia Notícias

[Record TV é condenada a indenizar fã de Ivete Sangalo após exposição em programa]
Fofoca

Record TV é condenada a indenizar fã de Ivete Sangalo após exposição em programa

06 de Março de 2025

Foto: Instagram

[Estado reduz em 4% ocorrências de saúde durante o Carnaval]
Bahia

Estado reduz em 4% ocorrências de saúde durante o Carnaval

06 de Março de 2025

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GOVBA

[Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia]
Saúde

Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação Sesab

[VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio]
Bahia

VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio

27 de Fevereiro de 2025

Fotos: Feijão Almeida / GOVBA

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121