Saúde

Comunidades de Massaranduba e Vila Ruy Barbosa ganham mutirão de atendimento oftalmológico

25 de Agosto de 2021 - Redação Cabula agora
[Comunidades de Massaranduba e Vila Ruy Barbosa ganham mutirão de atendimento oftalmológico]

A ação contemplou 300 pessoas, a partir dos 50 anos, que estavam à procura desse atendimento

Atendimentos, exames e encaminhamentos de cirurgias para a especialidade oftalmológica aconteceram na última terça-feira (24) nas comunidades de Massaranduba e Vila Ruy Barbosa, na Cidade Baixa, em Salvador.

O intuito foi promover uma ação preventiva para problemas oculares, que com o tempo tendem a surgir na população da melhor idade, como catarata, glaucoma, doenças venosas oclusivas da retina e, principalmente, a degeneração macular relacionada à idade. Assim como outras partes do corpo, os olhos também envelhecem e, com isso, sofrem alterações. Tal situação demanda a realização de consultas e exames periódicos como forma de prevenção.

Essa ação, que o ‘mandato da gente’, do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), acompanhou de perto, ocorreu na praça central de Massaranduba, e foi promovida por meio de parceria com o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS).  Contou, ainda, com a colaboração dos líderes comunitários de Massaranduba, Jair Chiada, e da Vila Ruy Barbosa, Rafael Araújo.

Para o líder comunitário Rafael, a dificuldade de acesso a consulta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou o preço elevado em clínicas particulares podem atrasar o diagnóstico de doenças oftalmológicas. “Uma ação importante, pois há dificuldade da pessoa ter acesso a uma consulta com oftalmologista pelo SUS e, também, por pagar, já que geralmente essas consultas têm um custo elevado”, explica. 

“Foi uma ação muito gratificante, muitas pessoas estão com quadro avançado de glaucoma e catarata. O mutirão possibilita que essas pessoas tenham acesso a consultas e ao acompanhamento para ajudar cada uma que foi atendida a solucionar o seu problema e ficar com sua visão normal”, completa Rafael.

Comentários

Outras Notícias

[Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia]
Saúde

Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação Sesab

[VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio]
Bahia

VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio

27 de Fevereiro de 2025

Fotos: Feijão Almeida / GOVBA

[Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos]
Saúde

Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

[Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência]
Saúde

Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural]
Bahia

Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural

26 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

[Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia]
Política

Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia

26 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121