Saúde

Metade das mortes por Covid-19 no Brasil poderiam ter sido evitadas, diz estudo

07 de Outubro de 2021 -CNN Brasil
[Metade das mortes por Covid-19 no Brasil poderiam ter sido evitadas, diz estudo]

A imunologista Ester Sabino, professora da Universidade de São Paulo, afirmou ao Imperial College London, que este cenário brasileiro não muda com as variantes

Metade das mortes por Covid-19 em hospitais do Brasil poderiam ter sido evitadas minimizando problemas no sistema de saúde, que envolvem o acesso e a disponibilidade de recursos, além das grandes disparidades entre regiões do país, segundo o último relatório da Equipe de Resposta à Covid-19 do Imperial College London, do Reino Unido.

Com base nos dados públicos de morte por Covid do Brasil, o relatório afirma que as taxas de mortalidade por Covid-19 em hospitais brasileiros flutuam extensivamente desde o início da pandemia e variam dramaticamente em todo o território nacional, substanciadas pela disseminação da variante Gama no país.

A pressão sobre o sistema de saúde brasileiro, grandes desigualdades na distribuição de recursos de saúde e a escassez de capacidade do setor em todo o Brasil impulsionam as altas taxas de mortalidade, concluiu o relatório.

Sem a pressão adicional sobre o sistema de saúde, causado pela pandemia, e sem as limitações de recursos, cerca de um quarto das mortes por Covid-19 em hospitais do Brasil poderiam ter sido evitadas, segundo o relatório.

Além disso, se não houvesse desigualdades nas taxas de mortalidade em todo o país, metade das mortes em hospitais por Covid-19 poderiam ter sido evitadas, afirmou o relatório.

Os dados mostraram ainda que, em muitas das capitais brasileiras, mais da metade dos pacientes mais velhos morreram em decorrência da Covid-19 em curtos períodos de tempo, com internações de algumas semanas.

Saúde brasileira precisa de investimento
Os pesquisadores sugerem que os investimentos em recursos de saúde, otimização do setor e a preparação para pandemia são essenciais para minimizar a mortalidade e morbidade da população causadas por patógenos altamente transmissíveis e mortais como SARS-CoV-2, especialmente em países de baixa e média renda.

“A mensagem principal do nosso estudo é que o impacto das novas variantes do SARS-CoV2 na mortalidade por Covid-19 precisa ser considerado no contexto mais amplo das desigualdades nos cuidados de saúde e recursos limitados. Esses fatores são frequentemente esquecidos, mas também representam determinantes críticos da mortalidade por Covid-19”, disse Oliver Ratmann, do Imperial College London, no boletim que divulgou o relatório.

“Os choques nas taxas de mortalidade nas capitais brasileiras ocorreram desde o início da pandemia e não apenas desde o surgimento da variante Gama”, disse.

Já a professora Márcia Castro, da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, disse ao observatório britânico, que investir nestes gargalos da saúde brasileira é algo essencial para a sustentação do sistema.

“A extensa variação geográfica e choques temporais nas taxas de mortalidade nas capitais brasileiras são uma chamada urgente à ação, para investimentos sustentados no maior sistema de saúde público do mundo, esforços contínuos para limitar a disseminação da SARS- CoV-2, e melhorando o acesso e absorção da vacina”.

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Comentários

Outras Notícias

[Auxílio Emergencial: beneficiários do Bolsa Família começam a receber a 7ª e última parcela]
Economia

Auxílio Emergencial: beneficiários do Bolsa Família começam a receber a 7ª e última parcela

18 de Outubro de 2021

A Caixa Econômica Federal (Caixa)começa a pagar nesta segunda-feira (18) a sétima e última parcela do Auxílio Emergencial para os beneficiários do Bolsa Família

[Após série de crimes, Polícia Civil lança Operação Barra em Paz]
Bahia

Após série de crimes, Polícia Civil lança Operação Barra em Paz

17 de Outubro de 2021

Após a série de crimes que anda amedrontando moradores e turistas no bairro da Barra, a 14ª Delegacia Territorial (DT) lançará, neste domingo, 17, a Operação Barra em Paz

[Histórias de amor entre mulheres reforçam visibilidade lésbica e bissexual em campanha nas redes sociais]
Brasil

Histórias de amor entre mulheres reforçam visibilidade lésbica e bissexual em campanha nas redes sociais

17 de Outubro de 2021

Quem não gosta de uma história de amor?

[O que o empreendedorismo feminino aprendeu na pandemia]
Economia

O que o empreendedorismo feminino aprendeu na pandemia

17 de Outubro de 2021

Já não é mais novidade que as medidas restritivas do último ano afetaram empresas em todo o país, mas foram os negócios administrados por mulheres os mais impactados

[SAC altera funcionamento de postos nesta segunda-feira]
Bahia

SAC altera funcionamento de postos nesta segunda-feira

17 de Outubro de 2021

O SAC altera o funcionamento de postos nesta segunda-feira (18), Dia do Comerciário

[Deputados pedem prisão de Dallagnol após denúncia sobre delação de Barusco]
Política

Deputados pedem prisão de Dallagnol após denúncia sobre delação de Barusco

17 de Outubro de 2021

Após a denúncia de Vinicius Segalla, no Diário do Centro do Mundo de que Deltan Dallagnol e Athayde Ribeiro Costa

Vídeos

[Coelba se posiciona sobre instalações elétricas que impedem poda de árvores do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá]

Coelba se posiciona sobre instalações elétricas que impedem poda de árvores do Terreiro Ilê A...

10 de Setembro de 2021

[Bolsonaristas tentam invadir Ministério da Saúde em Brasília; veja vídeo]

Bolsonaristas tentam invadir Ministério da Saúde em Brasília; veja vídeo

08 de Setembro de 2021

Ver todos os vídeos

Categorias