Saúde

Metade das mortes por Covid-19 no Brasil poderiam ter sido evitadas, diz estudo

07 de Outubro de 2021 - CNN Brasil
[Metade das mortes por Covid-19 no Brasil poderiam ter sido evitadas, diz estudo]

A imunologista Ester Sabino, professora da Universidade de São Paulo, afirmou ao Imperial College London, que este cenário brasileiro não muda com as variantes

Metade das mortes por Covid-19 em hospitais do Brasil poderiam ter sido evitadas minimizando problemas no sistema de saúde, que envolvem o acesso e a disponibilidade de recursos, além das grandes disparidades entre regiões do país, segundo o último relatório da Equipe de Resposta à Covid-19 do Imperial College London, do Reino Unido.

Com base nos dados públicos de morte por Covid do Brasil, o relatório afirma que as taxas de mortalidade por Covid-19 em hospitais brasileiros flutuam extensivamente desde o início da pandemia e variam dramaticamente em todo o território nacional, substanciadas pela disseminação da variante Gama no país.

A pressão sobre o sistema de saúde brasileiro, grandes desigualdades na distribuição de recursos de saúde e a escassez de capacidade do setor em todo o Brasil impulsionam as altas taxas de mortalidade, concluiu o relatório.

Sem a pressão adicional sobre o sistema de saúde, causado pela pandemia, e sem as limitações de recursos, cerca de um quarto das mortes por Covid-19 em hospitais do Brasil poderiam ter sido evitadas, segundo o relatório.

Além disso, se não houvesse desigualdades nas taxas de mortalidade em todo o país, metade das mortes em hospitais por Covid-19 poderiam ter sido evitadas, afirmou o relatório.

Os dados mostraram ainda que, em muitas das capitais brasileiras, mais da metade dos pacientes mais velhos morreram em decorrência da Covid-19 em curtos períodos de tempo, com internações de algumas semanas.

Saúde brasileira precisa de investimento
Os pesquisadores sugerem que os investimentos em recursos de saúde, otimização do setor e a preparação para pandemia são essenciais para minimizar a mortalidade e morbidade da população causadas por patógenos altamente transmissíveis e mortais como SARS-CoV-2, especialmente em países de baixa e média renda.

“A mensagem principal do nosso estudo é que o impacto das novas variantes do SARS-CoV2 na mortalidade por Covid-19 precisa ser considerado no contexto mais amplo das desigualdades nos cuidados de saúde e recursos limitados. Esses fatores são frequentemente esquecidos, mas também representam determinantes críticos da mortalidade por Covid-19”, disse Oliver Ratmann, do Imperial College London, no boletim que divulgou o relatório.

“Os choques nas taxas de mortalidade nas capitais brasileiras ocorreram desde o início da pandemia e não apenas desde o surgimento da variante Gama”, disse.

Já a professora Márcia Castro, da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, disse ao observatório britânico, que investir nestes gargalos da saúde brasileira é algo essencial para a sustentação do sistema.

“A extensa variação geográfica e choques temporais nas taxas de mortalidade nas capitais brasileiras são uma chamada urgente à ação, para investimentos sustentados no maior sistema de saúde público do mundo, esforços contínuos para limitar a disseminação da SARS- CoV-2, e melhorando o acesso e absorção da vacina”.

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Comentários

Outras Notícias

[Micareta de Feira: Bruno Monteiro destaca a importância do evento para valorização cultural]
Cultura

Micareta de Feira: Bruno Monteiro destaca a importância do evento para valorização cultural

18 de Abril de 2024

Micareta de Feira: Bruno Monteiro destaca a importância do evento para valorização cultural / Foto Sérgio Pedreira

[Trecho 2 do BRT de Salvador será entregue na próxima semana]
Bahia

Trecho 2 do BRT de Salvador será entregue na próxima semana

18 de Abril de 2024

A entrega do trecho será realizada pela prefeitura e pela Secretaria Municipal de de Mobilidade (Semob). - Foto: Betto Jr.| Secom

[Bairros de Salvador têm queda de energia por cerca de 1h; Coelba diz que 'intercorrência' em subestação provocou a interrupção do serviço]
Bahia

Bairros de Salvador têm queda de energia por cerca de 1h; Coelba diz que 'intercorrência' em subestação provocou a interrupção do serviço

18 de Abril de 2024

Salvador e região metropolitana registram queda de energia neste quinta-feira (18) — Foto: Rovema Energia

[Estudante é autorizado a cultivar maconha medicinal no interior da Bahia]
Bahia

Estudante é autorizado a cultivar maconha medicinal no interior da Bahia

18 de Abril de 2024

A solicitação do processo legal se dá pela garantia de tratamento para questões de saúde mental apresentadas pelo jovem / Foto Reprodução

[Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024]
Justiça

Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024

18 de Abril de 2024

Entre os abusos, estão maus tratos e violência patrimonial / Foto Divulgação

[Professor negro preso injustamente é solto na capital paulista]
Justiça

Professor negro preso injustamente é solto na capital paulista

18 de Abril de 2024

O professor Clayton Ferreira Gomes dos Santos deixa a 26ª DP, e encontra sua esposa, Cláudia Gomes, em sua casa. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias