Moradores de São Gonçalo do Retiro participam de mutirão de saúde no terreiro Ilê Axé Opô Afonjá
07 de Dezembro de 2021 -Redação Cabula agora![Moradores de São Gonçalo do Retiro participam de mutirão de saúde no terreiro Ilê Axé Opô Afonjá [Moradores de São Gonçalo do Retiro participam de mutirão de saúde no terreiro Ilê Axé Opô Afonjá]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/233020/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, no bairro São Gonçalo do Retiro, em Salvador recebeu, nesta terça-feira (7), o ‘Ônibus da Saúde’ para atendimento da população da comunidade e adjacências
A ação conta com o apoio do ‘Mandato da Gente’, do vereador Luiz Carlos Suíca (PT) e da Associação dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Aslimp/ BA).

O atendimento iniciou às 8h com as especialidades de Clínico Geral, Ginecologia, Pediatria e Urologia (com exame de toque). Cinquenta fichas foram distribuídas entre as especialidades. No período da tarde foi a vez do atendimento odontológico. Trinta atendimentos foram realizados pela jovem dentista Vanessa Oliveira. Para a doutora, o ônibus viabiliza o atendimento para pessoas que não conseguem acesso ao serviço público.
“É importante esse trabalho, porque querendo ou não o serviço odontológico é muito caro. E tendo esse ônibus que faz o atendimento viabiliza para outras pessoas que não tem acesso ao serviço público, no caso o serviço de posto de saúde. Hoje 30 pessoas conseguiram atendimento com material de qualidade, atendimento básico e muito necessário”, frisa Vanessa.
..jpg)
A moradora da comunidade e filha de santo do terreiro, Rosana Pimentel, destaca a necessidade que a comunidade tem no serviço de saúde. “Estou muito contente com essa ação. Agradeço muito a Suíca pelo apoio e equipe médica de excelência junto com a dentista. Percebemos o quanto a nossa comunidade necessita de saúde, o quanto são carentes. Se tivesse mais ficha, mais pacientes teria. Esperamos que essa ação se mantenha, pois são carentes de saúde e educação”, frisa a filha de santo. Rosana aponta que o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, historicamente, atua com ações voltadas para a comunidade como projetos que envolvem crianças e adultos. Ela revela que muitos projetos tiveram que parar por conta da pandemia da covid-19.

Foto: Cabula Agora
Comentários
Outras Notícias
![Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde [Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238208/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde
23 de Janeiro de 2026Foto: Agência Brasil
![Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso [Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238207/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução
![Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026 [Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238206/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026
23 de Janeiro de 2026Foto: Márcia Santana/Ascom SSP
![Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo” [Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238205/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução/Internet
![Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano [Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238204/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano
21 de Janeiro de 2026O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.
![Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025 [Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238203/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025
21 de Janeiro de 2026Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
