Saúde

Surto de gripe e infestação de Aedes aegypti acendem sinal de alerta em Salvador

14 de Dezembro de 2021 - Cabula Agora com informações do g1
[Surto de gripe e infestação de Aedes aegypti acendem sinal de alerta em Salvador]

Cerca de 77 casos de Influenza são registrados em Salvador e acendem alerta para surto de gripe na capital baiana

Os dados preocupantes foram divulgados nesta terça-feira (14), pelo secretário de Saúde municipal, Léo Prates. Os dados ainda apontam, que do total de casos entre o final de novembro e o início de dezembro, 56 são do vírus H3N2 - subespécie do vírus Influenza A.

Em julho, a prefeitura abriu a vacinação contra a gripe para o público geral, mas a aderência à campanha foi baixa. Léo Prates explicou que o plano de remobilização das Unidades Dedicadas ao Atendimento das Síndromes Gripais, os chamados gripários, está sendo avaliado, para desafogar a procura dos pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). 

"O nosso sistema é o mesmo. Eu sei que nossa população está sofrendo, e eu sou solidário, nós estamos fazendo o máximo, mas nós precisamos da colaboração da população. Esse surto de gripe poderia ser evitado, com a vacinação e o uso de máscaras". 

Ainda não há previsão de quando o plano de remobilização dos gripários será colocado em prática. Segundo o secretário, apesar do surto, ainda não há um agravamento dos pacientes com gripe, por isso, a medida mais urgente é testar as pessoas, para diferenciar quem está com Influenza A e quem está com Covid-19.

“Nós apresentamos ontem ao prefeito todo o plano de remobilização. Nós não temos um cenário ainda de agravamento de pacientes, porém a nossa primeira estratégia é anunciar a ampliação da testagem, e todas as medidas que iremos adotar. Nós estamos acompanhando os dados".

Aedes aegypti
O líder da pasta da Saúde também alertou para infestação de dengue, pelo mosquito Aedes aegypti. Ele avaliou que três bairros têm índice de infestação preocupantes. 

"Apesar de nós estarmos com o LIRAa [Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti] sob controle neste momento, no caso do índice geral da cidade, nós temos três bairros que já nos preocupam bastante, com destaque para Itapuã. O bairro de Itapuã, na minha visão, está em pré-surto. A cada 100 domicílios, há o índice de infestação de 11 casas. O índice normal de infestação é de 2,3". 

"80% dos focos estão dentro das casas. As pessoas precisam limpar suas casas, retirar os vasilhames, porque se vier agora um surto de dengue, realmente vamos ver cenas ainda piores", avaliou ele.

Vacinação contra a gripe
Nesta terça, Salvador vacina apenas grupos prioritários da campanha, como trabalhadores da Saúde, crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos há 45 dias). 

Pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas e quilombolas e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente também podem tomar a vacina. 

A vacinação está disponível nos postos das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Para vacinar, é preciso levar apenas o documento de RG ou o cartão de vacinação. Os postos também aplicam a segunda dose nas crianças vacinadas pela primeira vez neste ano.
 

Foto: Cabula Agora

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes ]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121