SMS registra mais de 60 mil crianças que ainda não tomaram a 1ª dose da vacina contra a covid-19
16 de Março de 2022 - Cabula Agora com informações do Correio![SMS registra mais de 60 mil crianças que ainda não tomaram a 1ª dose da vacina contra a covid-19 [SMS registra mais de 60 mil crianças que ainda não tomaram a 1ª dose da vacina contra a covid-19]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/233539/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
São mais de 60 mil crianças com idades entre 5 a 11 anos, em Salvador, que ainda não receberam a primeira dose do imunizante contra a covid-19
Segundo os dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o número equivale a 33% do total de meninos e meninas habilitados a tomar a vacina, na capital baiana. Outras 30 mil crianças, na mesma faixa etária ainda não foram completar o esquema vacinal com a segunda dose.
Diante dos dados, a prefeitura priorizará a Pfizer pediátrica para crianças com cinco anos (em geral) e para os pequenos de 6 a 11 anos imunossuprimidos apenas a partir desta quarta-feira (16). O restante será imunizado com a CoronaVac. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde. Os pontos de imunização infantil vão administrar o imunizante CoronaVac para as crianças com 6 a 11 anos – sem imunossupressão. De acordo com a subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis, Doiane Lemos, a nova recomendação não representa prejuízo ao processo de vacinação na cidade. “São dois imunizantes seguros, com a autorização da Anvisa e com níveis elevados de eficácia na vacinação infantil. Ou seja, essa recomendação do governo federal não trará impactos negativos na garantia da imunidade das crianças”, explicou.
A aplicação da segunda dose da Pfizer infantil deve ser feita dois meses após a primeira aplicação. Já a dose complementar da CoronaVac pediátrica deve ser administrada 28 dias após o início do esquema vacinal contra o coronavírus. As crianças imunossuprimidas deverão apresentar relatório médico no ato da vacinação ou estar com o nome na lista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponível no site da pasta. A infectologista Jacy Andrade, professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), enfatiza que a vacina é eficaz e protege contra os casos graves da doença e reforça que as crianças devem se vacinar o quanto antes, para garantir a imunidade. “A vacina deve acontecer para proteger a criança do mesmo jeito que as vacinamos contra outras doenças, como varicela, rubéola e sarampo. Elas precisam se vacinar, têm o direito e temos vacinas seguras para evitar que elas adoeçam”, completa. De acordo com a médica, os pais que ainda estiverem confusos devem procurar um pediatra de confiança, além de informações em sites oficiais.
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Comentários
Outras Notícias
![Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes [Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes ]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237469/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes
17 de Abril de 2025Foto: Walterson Rosa/MS
![Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa [Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237468/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa
17 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques [Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237467/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / Acorda Cidade
![Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde [Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237466/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / CONASS
![Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão [Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237465/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão
14 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações [Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237464/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações
14 de Abril de 2025Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023