Saúde

Saiba os preços, onde comprar, como usar os autotestes capazes de detectar a presença do coronavírus

22 de Março de 2022 - Cabula Agora com informações do Correio
[Saiba os preços, onde comprar, como usar os autotestes capazes de detectar a presença do coronavírus]

O Brasil já possui seis autotestes que identificam a contaminação por coronavírus aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Na Bahia, os produtos começaram a ser comercializados justamente na última semana. Na capital baiana, drogarias disponibilizam produto por valores em torno de R$ 59,90 e R$ 69,90, segundo o jornal Correio. Apesar de não servir como laudo comprobatório para viagens ou mesmo para ter um atestado e solicitar afastamento no trabalho, a ferramenta é importante para o acompanhamento, como explica o infectologista Alberto Chebabo, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

De acordo com a Anvisa, o autoteste é capaz de detectar a presença do vírus no organismo com mais de 99% de assertividade no resultado. Em caso de resultado positivo, a recomendação no ministério da saúde é isolamento domiciliar imediato, e em caso agravamento dos sintomas é necessário que o paciente procure ajuda médica. 

As farmácias fazem promoção, reduzindo o valor em caso de compra de dois ou mais testes. Farmacêutica na Drogaria São Paulo, Carine Pinto detalha como funciona e alguns cuidados a se tomar para a realização da testagem. "A caixa vem com 3 itens. O tubinho, com reagente, a placa e o swab nasal que é o cotonete. O cliente pega o swab, passa 10x em cada narina. É um teste nasal, não precisa ir lá no fundo como o PCR, é mais confortável e traz segurança para uma autocoleta. Girou 10x em cada narina, coloca no tubinho com o reagente, fricciona por 5x e coloca 3 gotas na placa", resumiu a farmacêutica.

A placa que aponta o resultado tem duas tirinhas. Uma com a letra C e outra com a letra T. Para ter certeza que o teste é válido, um traço vermelho tem que aparecer na direção do C, independente do resultado. Aí vêm as variações: se somente a tirinha do C estiver marcada, é porque o teste deu negativo, ou não-reagente para Covid. O teste positivo 'acende' as tirinhas C e T.

Ao acrescentar os autotestes no Plano Nacional de Expansão de Testagem, o Ministério da Saúde afirmou que a estratégia é complementar e deve ser usada somente como uma maneira de triagem de casos. Ainda de acordo com o Ministério, o modelo é semelhante ao teste TR-Ag (sensibilidade varia entre 90,30% e 96,75% e a especificidade varia de 98,80% a 100%). Ainda assim, por ser feito por pessoa leiga, podem ocorrer erros na execução ou interpretação, de forma que é uma estratégia complementar aos demais, sendo usado como triagem.?
Em caso de resultado positivo, a orientação é que o paciente procure um profissional de saúde para nova avaliação e, aí sim, notificar o caso positivo no sistema do SUS para a contabilização. A pessoa será orientada a ficar isolada, manter a higiene das mãos e dos ambientes, e usar a máscara para quebrar a cadeia de transmissão. Se o indivíduo tiver piora dos sintomas, deverá procurar o médico para uma nova avaliação.


Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Comentários

Outras Notícias

[Projeto de Lei que restringe saleiros em restaurantes sofre alterações e avança na AL-BA]
Política

Projeto de Lei que restringe saleiros em restaurantes sofre alterações e avança na AL-BA

13 de Maio de 2025

Foto: Reprodução / Agência Brasil

[Barradão será um dos Centros de Treinamento na Copa do Mundo Feminina de 2027]
Esportes

Barradão será um dos Centros de Treinamento na Copa do Mundo Feminina de 2027

13 de Maio de 2025

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

[Após eleição, novo Papa dá início aos primeiros atos do pontificado]
Mundo

Após eleição, novo Papa dá início aos primeiros atos do pontificado

13 de Maio de 2025

Foto: Reprodução/internet

[Hemoba inicia levantamento inédito para traçar perfil de pacientes com doença falciforme na Bahia]
Saúde

Hemoba inicia levantamento inédito para traçar perfil de pacientes com doença falciforme na Bahia

13 de Maio de 2025

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

[Bahia tem 68% da população em áreas de baixo desenvolvimento, diz novo levantamento]
Bahia

Bahia tem 68% da população em áreas de baixo desenvolvimento, diz novo levantamento

12 de Maio de 2025

Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

[Mounjaro tem alta procura no Brasil antes mesmo de chegar às farmácias]
Saúde

Mounjaro tem alta procura no Brasil antes mesmo de chegar às farmácias

12 de Maio de 2025

Foto: Divulgação / Mounjaro

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121