Saúde

Quatro emergências sanitárias ameaçam as Américas, diz Opas

14 de Outubro de 2022 -Agência Brasil
[Quatro emergências sanitárias ameaçam as Américas, diz Opas]

Quatro emergências sanitárias ameaçam a região das Américas, segundo a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa Etienne

De acordo com ela, o recente surto de cólera registrado no Haiti, os casos de varíola dos macacos, as infecções por Covid-19 e as baixas taxas de vacinação contra a poliomielite são os pontos que causam preocupação.

"Nossa região está sob pressão", disse ela, ao convocar os países para que "trabalhem rapidamente com as ferramentas que têm à mão" numa tentativa de controlar o cenário. "Emergências sanitárias paralelas e ambientes sociais, políticos e naturais frágeis ilustram a importância de investir e fortalecer os sistemas de saúde", acrescentou.

Cólera

Depois de mais de três anos, o Haiti relatou, na semana passada, um surto de cólera justamente quando estava prestes a ser declarado livre da doença. Até o último domingo (9), o país havia confirmado 32 casos e 18 mortes, além de 260 casos suspeitos na região da capital, Porto Príncipe.

De acordo com a Opas, é provável que os casos sejam mais numerosos que os dados oficiais, já que "a escalada da violência nas ruas e a atividade criminosa limitam o acesso e a mobilidade nas áreas afetadas".

Varíola dos macacos

Dados da organização mostram mais de 45 mil casos de varíola dos macacos relatados nas Américas, 63% do total registrados em todo o mundo. Cerca de 95% das infecções são em homens. Apenas na semana passada, foram contabilizados 2,3 mil novos casos na região, sobretudo nos Estados Unidos, Brasil, Colômbia e México.

A Opas já começou a distribuir vacinas contra a varíola dos macacos nas Américas. Brasil e Chile foram os primeiros países a receber as doses, entregues na semana passada.

Covid-19

A diretora da Opas avaliou que a tendência de queda nos casos de covid-19 em todo o mundo, inclusive nas Américas, mostra uma possível transição da fase aguda da pandemia para uma fase de controle sustentado. Na semana passada, a região registrou 178 mil novos casos da doença.

Carissa advertiu, entretanto, que esse cenário de transição só será alcançado por meio da continuação da testagem e do aumento da vacinação. Embora mais de 70% da população das Américas esteja imunizada contra a covid, dez países e territórios, segundo a Opas, ainda não atingiram 40% de cobertura vacinal.

Pólio

Carissa também fez um novo apelo aos países que aumentem a cobertura vacinal contra a pólio e a vigilância em relação à doença. Segundo ela, quatro países das Américas: Brasil, República Dominicana, Haiti e Peru, estão classificados como "em risco muito alto" de sofrer um surto da doença, enquanto oito nações são consideradas "de alto risco".

"A pólio, uma doença para a qual não há cura ou tratamento, deve tornar-se uma coisa do passado", frisou a diretora da Opas. "Com vacinas eficazes e décadas de experiência em imunização, temos o poder de mantê-la a distância", concluiu. 

 

Foto: Divulgação

Comentários

Outras Notícias

[Governo anuncia investimento de R$ 108 milhões em cursinhos populares]
Educação

Governo anuncia investimento de R$ 108 milhões em cursinhos populares

18 de Outubro de 2025

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[Lula: educação e política são pilares para país ter um futuro melhor]
Política

Lula: educação e política são pilares para país ter um futuro melhor

18 de Outubro de 2025

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[STF forma maioria contra atuação de enfermeiros em aborto legal]
Política

STF forma maioria contra atuação de enfermeiros em aborto legal

18 de Outubro de 2025

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

[Jogadoras do Bahia são convocadas para defender o Uruguai na Liga das Nações Feminina]
Esportes

Jogadoras do Bahia são convocadas para defender o Uruguai na Liga das Nações Feminina

17 de Outubro de 2025

Foto: Divulgação / EC Bahia

[Bahia divulga finalistas da camisa do Sócio Esquadrão 2026; votação já está aberta]
Esportes

Bahia divulga finalistas da camisa do Sócio Esquadrão 2026; votação já está aberta

17 de Outubro de 2025

Foto: Divulgação / EC Bahia

[Fiocruz e UFMG firmam cooperação para fortalecer o Centro Nacional de Vacinas]
Saúde

Fiocruz e UFMG firmam cooperação para fortalecer o Centro Nacional de Vacinas

17 de Outubro de 2025

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias