Saúde

“Atenção direta à comunidade negra, que mais sofre com anemia falciforme”, diz Suíca sobre inauguração de centro em Salvador

14 de Março de 2023 -Vitor Fernandes (DRT-2430)
[“Atenção direta à comunidade negra, que mais sofre com anemia falciforme”, diz Suíca sobre inauguração de centro em Salvador]

Localizado no bairro do Garcia, o centro teve investimento de R$ 9,5 milhões do governo estadual entre terreno, obras e equipamentos.

FOTO: Divulgação

Atendimento ambulatorial nas especialidades de hematologia, ortopedia, gastroenterologia, oftalmologia, nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, serviço social e assistência farmacêutica. Essas são algumas das ações desenvolvidas pelo Centro de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim, inaugurado nesta segunda-feira (13), em Salvador. Localizado no bairro do Garcia, o centro teve investimento de R$ 9,5 milhões do governo estadual entre terreno, obras e equipamentos. Quem participou do ato inaugural ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi o vereador da capital Luiz Carlos Suíca (PT), que defende o centro como um espaço de atenção direta ao povo negro.

“A Bahia tem mais de 76% da sua população composta por negros, que são quem mais sofrem com a doença falciforme. Então, esse centro é de atenção direta à comunidade negra. Essa é uma das condições genéticas e hereditárias mais comuns no mundo, sendo prevalente na população negra, apesar de não ser exclusiva. A incidência é de um a cada 650 nascidos vivos. Dados do governo estadual mostram que são mais de 12,4 mil pessoas acompanhadas em serviços especializados no estado, distribuídos nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas e Salvador. Mais uma importante ação do governo de Jerônimo logo no início do mandato”, sintetiza Suíca.

Conforme publicação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a unidade na capital não realiza atendimento de urgência e emergência. Isso indica que não atende demanda espontânea. Para triagem hematológica, os interessados devem enviar um e-mail para [email protected]. Os pacientes que já são acompanhados pelo serviço devem agendar a consulta pelos telefones (71) 3116-5675 ou 3116-5676, das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira. Ou enviar um e-mail para [email protected]. A unidade gerida pela Fundação Hemoba funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Com 2.186,39 m² de área construída, o Centro tem capacidade para atender 100 mil pacientes. Ao todo, a unidade contará com 141 profissionais.
 

Comentários

Outras Notícias

[Reino Unido avança em lei que restringe venda de cigarros para novas gerações]
Mundo

Reino Unido avança em lei que restringe venda de cigarros para novas gerações

27 de Abril de 2026

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

[Bahia recebe novo lote com mais de 205 mil doses da vacina contra covid-19]
Saúde

Bahia recebe novo lote com mais de 205 mil doses da vacina contra covid-19

27 de Abril de 2026

Foto: Myke Sena/MS

[Multicentro Liberdade amplia acesso à endoscopia gratuita em Salvador]
Saúde

Multicentro Liberdade amplia acesso à endoscopia gratuita em Salvador

27 de Abril de 2026

Foto: Roseane Argolo / Ascom SMS

[Irregularidades no programa Pé na Escola levam à anulação de matrículas em Salvador]
Educação

Irregularidades no programa Pé na Escola levam à anulação de matrículas em Salvador

27 de Abril de 2026

Foto: Agência Brasil

[Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B]
Saúde

Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B

26 de Abril de 2026

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

[Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos]
Saúde

Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos

26 de Abril de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias