Saúde

Lula recria o ‘Mais Médicos’ com 15 mil vagas para atenção básica; entenda o novo programa

21 de Março de 2023 - Revista Fórum
[Lula recria o ‘Mais Médicos’ com 15 mil vagas para atenção básica; entenda o novo programa]

O Ministério da Saúde anunciou a recriação do programa Mais Médicos nesta segunda-feira (20).

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo anunciou a criação de 15 mil vagas para atenção primária em áreas de extrema pobreza ao redor do país e promete 28 mil postos até o fim de 2023. O programa foi criado durante o governo Dilma, em 2013, e foi descontinuado durante o governo Bolsonaro. O projeto ficou notório na imprensa por conta da contratação de médicos estrangeiros.

Mais Médicos 2023
O novo programa Mais Médicos lançado nesta semana retoma uma política de expansão da atenção primária de saúde nas regiões mais pobres do Brasil. O governo anunciou a criação de 15 mil vagas para médicos no ano de 2023. 5 mil postos serão abertos através de edital que será aberto ainda neste mês de março. As outras 10 mil vagas serão negociadas em parceria com as prefeituras do Brasil.

A bolsa de remuneração do Mais Médicos 2023 será de R$ 13 mil mensais. O governo tem como principal foco garantir a permanência dos profissionais nas regiões atendidas. O médico que ficar por pelo menos três anos no programa, deve receber um adicional entre 10% e 20% da soma total das bolsas que recebeu durante todo o período que esteve no programa.

Além disso, profissionais que estão pagando o FIES contarão com incentivo do governo que pode chegar a 80% do valor das bolsas, a depender do período de estabilidade no cargo e da vulnerabilidade da região em que trabalha. A ideia é incentivar médicos recém-formados a participarem do programa, que também deve fornecer formação continuada para os atendentes.

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">Mais Médicos para o Brasil. O Governo Federal anuncia a retomada do programa, com investimento de R$712 milhões somente este ano e a abertura de 15 mil novas vagas, dando preferência na seleção para médicos brasileiros formados no país. <a href="https://t.co/oP107A9Wc7">pic.twitter.com/oP107A9Wc7</a></p>&mdash; SecomVc (@secomvc) <a href="https://twitter.com/secomvc/status/1637790517701246976?ref_src=twsrc%5Etfw">March 20, 2023</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

A primeira fase do programa não prevê a contratação de médicos estrangeiros. O foco principal é a contratação de médicos brasileiros. A primeira versão do programa também não tinha chamados para médicos de outras nacionalidades. Foi somente após o baixo número de inscrições que profissionais de saúde de outros países foram chamados.

O presidente Lula deixou clara a posição do governo sobre o tema. “O que importa para nós não é apenas a nacionalidade do médico, é saber a nacionalidade do paciente, que é um brasileiro que precisa de saúde”, disse o chefe de estado. Não existe nenhuma informação sobre a chegada de médicos estrangeiros no país para o Mais Médicos até o momento.

“Pior cenário em 10 anos”
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou o foco da contratação de profissionais brasileiros. Além disso, ela detalhou um cenário de terra arrasada no Mais Médicos. “[O programa] foi descaracterizado nos últimos 6 anos e a proposta do governo anterior não garantia médicos onde mais se necessitava. O ano de 2022 finalizou com mais de 4 mil equipes da saúde da família sem médicos, o pior cenário em 10 anos, afetando principalmente as áreas e as pessoas em situação de vulnerabilidade”, disse a ministra.

O programa é um uma forma de “valorização da atenção primária” e terá como foco a permanência dos profissionais de saúde brasileiros. “Os participantes têm solicitado desligamento por três principais motivos: busca de outras ofertas de formação, por isso estamos respondendo com programas de formação, residências, mestrados profissionais, especializações; demandas familiares; e oportunidades profissionais. Precisamos ter essa visão integral do programa”, completou Nísia.

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes ]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121