Anvisa aprova primeiro registro definitivo de vacina bivalente contra Covid-19
27 de Junho de 2023 -Folha Press![Anvisa aprova primeiro registro definitivo de vacina bivalente contra Covid-19 [Anvisa aprova primeiro registro definitivo de vacina bivalente contra Covid-19]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/235318/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira (26) o registro da vacina bivalente da Moderna contra a Covid-19. É o primeiro registro definitivo para um imunizante bivalente no Brasil.
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A vacina está indicada para crianças a partir de 6 anos e adultos como dose de reforço —ou seja, só pode ser aplicada em quem já se vacinou contra a doença.
Segundo a Anvisa, a Spikevax é uma vacina bivalente que tem proteção contra a cepa original Wuhan e contra a cepa Ômicron do tipo BA4 e BA5. O pedido de registro da vacina bivalente da Moderna foi encaminhado à Anvisa em janeiro de 2023 pela Adium, empresa responsável pela comercialização da vacina no país.
Para analisar a vacina, a Anvisa contou com o apoio de especialistas externos, como a SBI (Sociedade Brasileira de Imunologia), a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), a SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), a SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) e a SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia).
De acordo com a Adium Brasil, o próximo passo é a definição do preço pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) e a posterior análise pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias no SUS), que determina se recomenda a incorporação da vacina ao sistema público de saúde.
“Estamos muito satisfeitos em (…) poder em breve proporcionar à população brasileira o acesso a uma imunização eficaz com tecnologia de mRNA em sua concepção”, destaca Alexandre Seraphim, CEO da Adium no Brasil.
A Spikevax bivalente já está autorizada em 38 países. O uso da vacina foi aprovado pela EMA, agência europeia de medicamentos, e pela FDA, agência reguladora dos Estados Unidos (Food and Drug Administration – FDA), entre outras.
Comentários
Outras Notícias
![SindilimpBA anuncia greve na limpeza urbana de Salvador diante da falta de reajuste salarial e de pagamento de insalubridade [SindilimpBA anuncia greve na limpeza urbana de Salvador diante da falta de reajuste salarial e de pagamento de insalubridade]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/239039/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
SindilimpBA anuncia greve na limpeza urbana de Salvador diante da falta de reajuste salarial e de pagamento de insalubridade
27 de Outubro de 2026Greve dos garis e margaridas deve começar no dia 1º de novembro em Salvador | FOTO: Divulgação
![Parlamento grego aprova restrição às redes sociais para menores de 15 anos [Parlamento grego aprova restrição às redes sociais para menores de 15 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/239038/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Parlamento grego aprova restrição às redes sociais para menores de 15 anos
27 de Outubro de 2026Foto: Bruno Peres / Agência Brasil
![Ricardo Almeida declara apoio a Aleluia, que reúne 31 vereadores na disputa pela Câmara de Salvador [Ricardo Almeida declara apoio a Aleluia, que reúne 31 vereadores na disputa pela Câmara de Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/239037/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ricardo Almeida declara apoio a Aleluia, que reúne 31 vereadores na disputa pela Câmara de Salvador
27 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
![Open Finance terá novas exigências para proteger dados e dar mais controle aos clientes [Open Finance terá novas exigências para proteger dados e dar mais controle aos clientes]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/239036/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Open Finance terá novas exigências para proteger dados e dar mais controle aos clientes
27 de Outubro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
![Atletas de Juazeiro e Salvador garantem medalhas para a Bahia nos Jogos da Juventude [Atletas de Juazeiro e Salvador garantem medalhas para a Bahia nos Jogos da Juventude ]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/239035/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Atletas de Juazeiro e Salvador garantem medalhas para a Bahia nos Jogos da Juventude
27 de Outubro de 2026Foto: Maurício Viana / Sudesb
![Catar receberá Copa Intercontinental de 2026, com final marcada para dezembro [Catar receberá Copa Intercontinental de 2026, com final marcada para dezembro]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/239034/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Catar receberá Copa Intercontinental de 2026, com final marcada para dezembro
26 de Outubro de 2026Foto: Reprodução/Fifa
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
