Saúde

Centro de Zoonoses alerta moradores de Salvador para aparecimento de escorpiões

01 de Agosto de 2023 - Redação Cabula agora
[Centro de Zoonoses alerta moradores de Salvador para aparecimento de escorpiões]

Limpeza de quintais, jardins e terrenos baldios e fechar bem frestas de portas e janelas são algumas das ações recomendas para evitar os aracnídeos

FOTO: Divulgação

O Centro de Controle de Zoonoses de Salvador (CCZ) alertou os moradores de Salvador neste início de agosto para se atentarem ao aparecimento de escorpiões a partir deste mês até setembro, período de reprodução dos aracnídeos. Das oito espécies de escorpiões presentes na cidade, três delas oferecem risco ao ser humano, segundo nota da CCZ.

Bióloga do centro, Ana Virgínia Rocha dá dicas de alguns cuidados para evitar contato com escorpiões. São eles: limpar quintais, jardins e terrenos baldios; fechar bem frestas de portas e janelas e também ralos; não acumular lixo doméstico nem manter restos de materiais de construção ao ar livre; e examinar roupas e calçados antes de usá-los.

O QUE FAZER NUM INCIDENTE?

“Se acontecer algum incidente com algum escorpião, deve-se lavar imediatamente o local com água e sabão, se manter calmo e controlado e se dirigir imediatamente para alguma unidade de saúde mais próxima, se possível, levando o animal agressor para identificação”, afirmou Ana Virgínia.

Comentários

Outras Notícias

[Ex-funcionários cobram verbas rescisórias de empresas de limpeza em Luís Eduardo Magalhães]
Bahia

Ex-funcionários cobram verbas rescisórias de empresas de limpeza em Luís Eduardo Magalhães

11 de Agosto de 2025

“A manifestação serve como alerta para a importância da fiscalização e cumprimento das obrigações trabalhistas por parte de empresas contratadas para prestar serviços públicos essenciais”, garante a sindicalista Ana Angélica.

[Thais Carla fala sobre críticas após perder 52 kg: “Continuo acreditando no body positive”]
Fofoca

Thais Carla fala sobre críticas após perder 52 kg: “Continuo acreditando no body positive”

11 de Agosto de 2025

Foto: Instagram

[17 de fevereiro agora é Dia Nacional da Axé Music, sanciona Lula]
Política

17 de fevereiro agora é Dia Nacional da Axé Music, sanciona Lula

11 de Agosto de 2025

Foto: Tatiane Azeviche/Setur

[Pediatras pedem ampliação da licença-paternidade para até 1 mês no Brasil]
Saúde

Pediatras pedem ampliação da licença-paternidade para até 1 mês no Brasil

11 de Agosto de 2025

Foto: Sayonara Moreno/Agência Brasil

[Jovem cantor de Salvador estreia álbum com single “100% Seu Amor”]
Bahia

Jovem cantor de Salvador estreia álbum com single “100% Seu Amor”

11 de Agosto de 2025

Foto: Produção

[Deputada acusada de agredir Nikolas não entra em lista de denunciados]
Política

Deputada acusada de agredir Nikolas não entra em lista de denunciados

10 de Agosto de 2025

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121