Sociedades médicas lançam Aliança contra o Câncer de Pulmão
16 de Novembro de 2023 -Redação Cabula agora![Sociedades médicas lançam Aliança contra o Câncer de Pulmão [Sociedades médicas lançam Aliança contra o Câncer de Pulmão]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/236092/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Objetivo é conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce / Foto Divulgação
A Aliança Brasileira de Combate ao Câncer de Pulmão foi lançada nesta quinta-feira (16), durante o XXIV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, no Rio de Janeiro. A entidade é composta pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CRB), a Sociedade Brasileira de Radiologia e a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).
Segundo o médico oncologista clínico e presidente da SBOC, Carlos Gil Moreira Ferreira, o objetivo da iniciativa é mobilizar a sociedade no esforço de conscientização da importância do diagnóstico precoce por meio de um conhecimento maior sobre a doença. Além disso, a ideia é influenciar tomadores de decisão no Ministério da Saúde e no Congresso Nacional a investir em rastreamento e tratamento dos pacientes.
“O câncer de pulmão é o que mais mata no mundo e no Brasil é um dos que mais mata. Em 2023, devem ter cerca de 2 milhões de casos diagnosticados no mundo, com 1,8 milhão de óbitos. É uma doença em que a mortalidade é muito semelhante à própria incidência”, disse Ferreira.
O médico explica que a sobrevida de quem é diagnosticado em estágios avançados passou de 9 meses para cinco anos. “Por outro lado, se a gente diagnostica os pacientes em estágio precoce, a curabilidade é acima de 80%. O desafio é realmente diagnosticar precocemente e não é difícil porque 85% dos casos estão relacionados ao tabagismo. Nos programas de rastreamento, baseados em tomografias periódicas, eles pegam a população de risco que deve ser acompanhada ao longo do tempo”.
O presidente da SBOC destaca que é uma doença que pode ser prevenida com a redução do tabagismo. O Brasil passou de 30% de fumantes na população para 9% em 20 anos. “A gente está vendo um aumento da incidência de tabagismo em jovens por causa dos cigarros eletrônicos que funcionam como uma porta de entrada para o tabagismo convencional. Já há dados sugerindo que os cigarros eletrônicos causam câncer de pulmão”, alerta Ferreira.
Comentários
Outras Notícias
![Reino Unido avança em lei que restringe venda de cigarros para novas gerações [Reino Unido avança em lei que restringe venda de cigarros para novas gerações]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238484/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Reino Unido avança em lei que restringe venda de cigarros para novas gerações
27 de Abril de 2026Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
![Bahia recebe novo lote com mais de 205 mil doses da vacina contra covid-19 [Bahia recebe novo lote com mais de 205 mil doses da vacina contra covid-19]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238483/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia recebe novo lote com mais de 205 mil doses da vacina contra covid-19
27 de Abril de 2026Foto: Myke Sena/MS
![Multicentro Liberdade amplia acesso à endoscopia gratuita em Salvador [Multicentro Liberdade amplia acesso à endoscopia gratuita em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238482/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Multicentro Liberdade amplia acesso à endoscopia gratuita em Salvador
27 de Abril de 2026Foto: Roseane Argolo / Ascom SMS
![Irregularidades no programa Pé na Escola levam à anulação de matrículas em Salvador [Irregularidades no programa Pé na Escola levam à anulação de matrículas em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238481/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Irregularidades no programa Pé na Escola levam à anulação de matrículas em Salvador
27 de Abril de 2026Foto: Agência Brasil
![Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B [Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238480/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B
26 de Abril de 2026Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
![Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos [Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238479/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos
26 de Abril de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
