Saúde

Pesquisa liga consumo de chocolate amargo à redução no risco de diabetes tipo 2

17 de Dezembro de 2024 -Redação Cabula agora
[ Pesquisa liga consumo de chocolate amargo à redução no risco de diabetes tipo 2]

Foto: Reprodução/TV Brasil

Um estudo recente da Universidade de Harvard, publicado no British Medical Journal, apontou que o consumo de até cinco porções semanais de chocolate amargo (28g cada) pode reduzir em 21% o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
A pesquisa, que acompanhou cerca de 192 mil adultos ao longo de 30 anos, mostrou que o chocolate amargo apresenta benefícios únicos, enquanto o chocolate ao leite foi relacionado a ganho de peso. Entre os participantes, predominantemente profissionais de saúde brancos, aqueles que consumiam chocolate regularmente apresentaram menor incidência da doença.
No entanto, especialistas alertam que o estudo não é definitivo. O endocrinologista Luciano Giacaglia destaca que esses resultados podem não ser aplicáveis a populações como a brasileira, devido às diferenças genéticas. Já o nutrólogo Celso Cukier reforça que o consumo deve ser moderado, aliado a uma alimentação equilibrada e atividades físicas.
No Brasil, a SBD estima que 20 milhões de pessoas convivem com diabetes, 90% delas com tipo 2. A prevenção passa por bons hábitos alimentares e a redução de alimentos ultraprocessados, como chocolates industrializados.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026]
Política

Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026

09 de Junho de 2026

Vamos procurar destinar recursos importantes que se transformem em obras e melhorias significativas para mudar a vida do trabalhador. Vamos lutar como foi com a defesa do fim da escala 6×1, como está sendo com a aprovação do PL 4146”, afirmou Suíca.

[Vitória lança promoção com primeiro mês grátis para novos sócios do Sou Mais Vitória]
Esportes

Vitória lança promoção com primeiro mês grátis para novos sócios do Sou Mais Vitória

09 de Junho de 2026

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

[Justiça condena Drogasil em R$ 10 milhões por exigir CPF em descontos promocionais]
Justiça

Justiça condena Drogasil em R$ 10 milhões por exigir CPF em descontos promocionais

09 de Junho de 2026

Fotos: Divulgação / Drogasil

[OMS faz alerta sobre avanço do ebola na África Central e teme nova crise sanitária]
Mundo

OMS faz alerta sobre avanço do ebola na África Central e teme nova crise sanitária

09 de Junho de 2026

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

[Mais de 12 mil meninas vítimas de violência sexual tiveram filhos no Brasil em 2024, revela levantamento]
Justiça

Mais de 12 mil meninas vítimas de violência sexual tiveram filhos no Brasil em 2024, revela levantamento

09 de Junho de 2026

Foto: Juliana Duarte / Movimento Criança não é Mãe / Redes Sociais

[Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026]
Política

Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026

08 de Junho de 2026

Suíca é pré-candidato a deputado federal pelo PT | FOTO: Divulgação |

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias