Saúde

Anvisa emite alerta sobre riscos do uso de formol e similares em alisamentos capilares

09 de Julho de 2025 -Redação Cabula agora
[Anvisa emite alerta sobre riscos do uso de formol e similares em alisamentos capilares]

Foto: Reprodução / Tua Beleza

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um comunicado nesta segunda-feira (7) destacando os riscos associados ao uso de produtos para alisamento capilar que contenham substâncias proibidas, como o formol. O uso dessas fórmulas irregulares pode gerar desde irritações e alergias até problemas respiratórios graves e danos permanentes aos fios. A informação é da Agência Brasil.
Segundo a Anvisa, o formol só é permitido em cosméticos como conservante (até 0,2%) ou como endurecedor de unhas (até 5%). Seu uso como alisante é proibido. A agência também chama atenção para o ácido glioxílico, igualmente proibido para esse fim, que pode causar sérios riscos à saúde, especialmente quando aquecido ou combinado com outros procedimentos, como descoloração.
O informe da Anvisa orienta consumidores a evitarem produtos sem registro, com promessas enganosas ou sem rótulo. Também é recomendado observar reações como coceira e dificuldades para respirar. Profissionais de salão devem utilizar apenas produtos regularizados, adotar EPIs e manter boa ventilação nos ambientes.
A agência reforça que adicionar formol a cosméticos configura infração sanitária grave e pode ser enquadrado como crime hediondo, conforme o artigo 273 do Código Penal.

Comentários

Outras Notícias

[Morte encefálica: entenda o que é e quais etapas são necessárias para confirmar o diagnóstico]
Saúde

Morte encefálica: entenda o que é e quais etapas são necessárias para confirmar o diagnóstico

09 de Março de 2026

Foto: Reprodução / Shutterstock

[Brasil registra 136 casos de mpox em 2026 e doença já aparece em cinco novos estados]
Saúde

Brasil registra 136 casos de mpox em 2026 e doença já aparece em cinco novos estados

09 de Março de 2026

Foto: Reprodução / Agência Brasil

[Bahia soma mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais registros no Nordeste]
Saúde

Bahia soma mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais registros no Nordeste

09 de Março de 2026

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

[Ceni celebra 10º título como treinador e destaca conquista do 52º Baianão do Bahia]
Esportes

Ceni celebra 10º título como treinador e destaca conquista do 52º Baianão do Bahia

09 de Março de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Assédio no trabalho: saiba como reunir provas para denunciar crime]
Justiça

Assédio no trabalho: saiba como reunir provas para denunciar crime

08 de Março de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

[“Não podemos nos conformar com homens matando mulheres”, diz Lula]
Política

“Não podemos nos conformar com homens matando mulheres”, diz Lula

08 de Março de 2026

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias