Anvisa manda recolher sal, azeite e doce de leite após irregularidades sanitárias
26 de Janeiro de 2026 -Redação Cabula agora![Anvisa manda recolher sal, azeite e doce de leite após irregularidades sanitárias [Anvisa manda recolher sal, azeite e doce de leite após irregularidades sanitárias]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238209/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retirada do mercado de três produtos alimentícios após identificar falhas que representam risco à saúde do consumidor. A decisão, publicada nesta sexta-feira (23), atinge o Sal Marinho Grosso Iodado da marca Marfim, o Azeite de Oliva Extravirgem da marca Terra das Oliveiras e o Doce de Leite em Pedaços da marca São Benedito.
No caso do sal da marca Marfim, fabricado pela empresa M Gomes Praxedes Ltda., a medida é válida para o lote 901124. A Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e consumo do produto após o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) reprovar o item em análise definitiva por apresentar teor de iodo fora dos padrões estabelecidos.
O iodo é um micronutriente essencial adicionado ao sal de cozinha para prevenir distúrbios como o bócio, além de evitar complicações no desenvolvimento fetal durante a gestação. A ausência ou quantidade inadequada da substância pode causar impactos significativos à saúde pública.
Outro produto alcançado pela fiscalização é o Azeite de Oliva Extravirgem da marca Terra das Oliveiras. Segundo a Anvisa, o item teve sua fabricação, importação, divulgação, comercialização e consumo proibidos por apresentar origem desconhecida e estar sendo anunciado em plataformas de comércio eletrônico, como a Shopee.
Além disso, a empresa identificada no rótulo como importadora, JJ – Comercial de Alimentos Ltda., teve o CNPJ extinto em janeiro de 2025, após encerramento voluntário das atividades, o que reforçou a decisão do órgão regulador.
A agência também determinou o recolhimento do Doce de Leite em Pedaços da marca São Benedito, produzido em 25 de junho de 2025 pela empresa JF Indústria Comércio de Doces e Laticínios Ltda. O produto foi reprovado em testes realizados pelo Lacen-DF por não apresentar identificação do lote e por irregularidades na análise de ácido sórbico, conservante utilizado para impedir a proliferação de microrganismos nos alimentos.
Comentários
Outras Notícias
![Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média [Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238215/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média
27 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
![Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão [Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238214/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão
27 de Janeiro de 2026Foto: Freepik
![Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS [Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238213/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS
27 de Janeiro de 2026Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
![Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia [Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238212/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia
27 de Janeiro de 2026Foto: Letícia Martins / EC Bahia
![BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality [BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238211/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality
26 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Globoplay
![Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026 [Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238210/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026
26 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
