Termina hoje a campanha de vacinação contra sarampo e pólio em todo o país
28 de Novembro de 2014 -PiatãA recomendação é que todas as crianças na faixa etária estabelecida sejam imunizadas contra a pólio, já que a dose oral vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia.

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite termina hoje (28) em todo o país. O objetivo é imunizar 12,7 milhões de crianças contra a pólio e 10,6 milhões contra o sarampo.
No caso da pólio, devem tomar a vacina crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos. O objetivo é manter a erradicação da doença no Brasil. O país não registra casos de pólio desde 1990. O Ministério da Saúde disponibilizou mais de 17,8 milhões de doses e a meta é vacinar ao menos 95% do público-alvo – cerca de 12 milhões de crianças.
A recomendação é que todas as crianças na faixa etária estabelecida sejam imunizadas contra a pólio, já que a dose oral vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia.
Já a vacinação contra o sarampo é feita em crianças entre 1 e 5 anos incompletos. Cerca de 10 milhões de crianças devem ser vacinadas com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Ao todo, foram distribuídas mais de 11,8 milhões de doses da vacina.
Para crianças com alergia ao leite de vaca, a vacinação contra o sarampo será feita posteriormente. O ministério orientou as secretarias estaduais e municipais de saúde que evitem imunizar essas crianças com a vacina fornecido pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd, devido à presença do componente lactoalbumina hidrolisada nas doses.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacina. Na maioria dos casos, a criança não morre quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.
Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano. A única forma de prevenção também é por meio da vacina. As informações são da Agência Brasil.
Comentários
Outras Notícias
![Sebo tradicional de Feira de Santana completa quase 50 anos e resiste à era digital [Sebo tradicional de Feira de Santana completa quase 50 anos e resiste à era digital]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238476/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sebo tradicional de Feira de Santana completa quase 50 anos e resiste à era digital
24 de Abril de 2026Foto: Ney Silva / Acorda Cidade
![Fórmula 1 avalia ajustes nas regras de 2026 após críticas e alertas sobre segurança [Fórmula 1 avalia ajustes nas regras de 2026 após críticas e alertas sobre segurança]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238475/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Fórmula 1 avalia ajustes nas regras de 2026 após críticas e alertas sobre segurança
24 de Abril de 2026Foto: Divulgação / F1
![Investigação aponta possível ligação de MC Ryan com esquema milionário envolvendo jogos ilegais [Investigação aponta possível ligação de MC Ryan com esquema milionário envolvendo jogos ilegais ]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238474/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Investigação aponta possível ligação de MC Ryan com esquema milionário envolvendo jogos ilegais
24 de Abril de 2026Foto: Instagram
![Após recomendação do MP-BA, Rede D’Or corrige informação sobre direito de acompanhante para idosos [Após recomendação do MP-BA, Rede D’Or corrige informação sobre direito de acompanhante para idosos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238473/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Após recomendação do MP-BA, Rede D’Or corrige informação sobre direito de acompanhante para idosos
24 de Abril de 2026Foto: Divulgação
![Suíca lamenta morte de gari em Salvador e reforça luta por valorização da categoria [Suíca lamenta morte de gari em Salvador e reforça luta por valorização da categoria]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238472/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca lamenta morte de gari em Salvador e reforça luta por valorização da categoria
23 de Abril de 2026Dirigente do Sindilimp destaca trajetória do trabalhador e cobra avanços em direitos para garis e margaridas
![Brasil avança na ciência com clonagem inédita de porco para transplantes [Brasil avança na ciência com clonagem inédita de porco para transplantes]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238471/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasil avança na ciência com clonagem inédita de porco para transplantes
23 de Abril de 2026Foto: Reprodução / Jornal Nacional
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
