Senado aprova projeto que obriga a presença de farmacêuticos em drogarias
19 de Julho de 2014 - PiatãO Senado aprovou o projeto que torna obrigatória a presença de um farmacêutico em drogarias, durante todo o horário de funcionamento. O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, explica que, após a sanção da lei, as farmácias deixarão de ser apenas estabelecimentos comerciais e passarão à condição de prestadoras de serviços de assistência à saúde.
Medir pressão, glicemia, aplicar soro e vacinas estão entre os exemplos de serviços que o Projeto de Lei do Senado 41/1993, aprovado no dia 16, permite que sejam prestados nas farmácias. Walter Jorge explica que a legislação vigente não proíbe que os farmacêuticos prestem os serviços, porém, a vigilância sanitária impede a execução.
“Vamos poder verificar e controlar a pressão arterial, orientar a manutenção da pressão ou encaminhar ao posto de saúde, caso haja necessidade. Poderemos também recomendar remédios que não precisam de prescrição médica, entre outros serviços”, exemplificou o presidente.
Outra função que caberá ao profissional é notificar os profissionais de saúde, órgãos sanitários e o laboratório industrial os efeitos colaterais, as reações adversas, as intoxicações e a dependência de medicamentos.
Além da presença do farmacêutico, as drogarias de qualquer natureza deverão ter instalações adequadas sob o aspecto sanitário, dispor de equipamentos necessários à conservação de imunobiológicos, como vacinas, e outros equipamentos exigidos pela vigilância sanitária.
O projeto, que estava há 20 anos no Congresso Nacional, altera a Lei do Controle Sanitário do Comércio de Drogas e Medicamentos (Lei 5.991/1973), que atualmente exige a presença de "técnico responsável inscrito no Conselho Regional de Farmácia", o que permitiu a interpretação de que esses técnicos podem ser profissionais de nível médio. Além disso, admite a substituição por "prático de farmácia" ou "oficial de farmácia", em localidades onde falte o profissional exigido.
Redação com informações da Agência Brasil
Comentários
Outras Notícias
![Apenas 1 em cada 5 UBSs oferece inserção de DIU, aponta levantamento [Apenas 1 em cada 5 UBSs oferece inserção de DIU, aponta levantamento]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237601/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Apenas 1 em cada 5 UBSs oferece inserção de DIU, aponta levantamento
26 de Junho de 2025Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Vila Velha
![Governo cria programa para abater dívidas com prestação de serviços ao SUS [Governo cria programa para abater dívidas com prestação de serviços ao SUS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237600/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo cria programa para abater dívidas com prestação de serviços ao SUS
26 de Junho de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
![Testagens de ISTs no São João da Bahia detectam 188 casos positivos [Testagens de ISTs no São João da Bahia detectam 188 casos positivos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237599/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Testagens de ISTs no São João da Bahia detectam 188 casos positivos
26 de Junho de 2025Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

Lincoln Senna celebra nova etapa no Parangolé: "O céu pode nem ser o limite"
26 de Junho de 2025Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
![PF combate crimes de abuso sexual infantojuvenil em quatro estados [PF combate crimes de abuso sexual infantojuvenil em quatro estados]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237597/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
PF combate crimes de abuso sexual infantojuvenil em quatro estados
25 de Junho de 2025Foto: Polícia Federal/ Divulgação
![Fitch mantém nota da dívida brasileira e não prevê mudanças [Fitch mantém nota da dívida brasileira e não prevê mudanças]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237596/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Fitch mantém nota da dívida brasileira e não prevê mudanças
25 de Junho de 2025Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023