Saúde

Médicos dão dicas para melhorar o soluço e explicam causas do refluxo

24 de Abril de 2014 -Piatã

Na hora do soluço, muita gente costuma beber água. Mas às vezes só a água não resolve e as pessoas começam a apelar para todo tipo de simpatia, como amarrar uma meia velha no pescoço, colocar uma linha na testa ou tomar um susto, por exemplo. No Bem Estar desta quinta-feira (24), o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui e a otorrinolaringologista Tanit Sanchez explicaram que cada um tem seu jeito de parar o soluço, mas existem algumas medidas que podem ser mais eficientes, como segurar a respiração e soltar aos poucos ou dobrar o corpo para a frente e tomar um gole de água de uma garrafinha.

De acordo com os especialistas, os soluços são produzidos por uma contração involuntária do diafragma, músculo que separa o tórax do abdômen.

Existem situações que podem favorecer o soluço, como estresse, comer demais, fumar ou comer goma de mascar, condições que fazem entrar ar no organismo. O soluço pode ser ainda um problema crônico, que indica que existe alguma alteração nos nervos do diafragma.

Um dos problemas que pode levar ao soluço é o refluxo, como explicou a otorrinolaringologista Tanit Sanchez. Segundo o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui, o refluxo é um problema digestivo que causa queimação na boca do estômago, mas pode ainda provocar dor no peito, gosto ruim na boca, dificuldade para engolir e até sintomas menos comuns, como alteração da voz, tosse, pigarro, dor de garganta e até piora da asma.

Uma a cada cinco pessoas terá refluxo uma vez por semana e entre as causas, estão a obesidade, gravidez, café, chocolate, cigarro, comidas gordurosas, estresse e também a hérnia de hiato – nesse último caso, vale lembrar que não são todas as hérnias que levam ao refluxo.Com informações do Bem Estar.

Comentários

Outras Notícias

[Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública]
Saúde

Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública

06 de Novembro de 2025

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Federação Bahiana explica mudanças no Baianão 2025 e destaca “competitividade” do torneio]
Esportes

Federação Bahiana explica mudanças no Baianão 2025 e destaca “competitividade” do torneio

06 de Novembro de 2025

Foto: Bahia Notícias

[Sesab promove mutirão gratuito de saúde no Novembro Azul neste sábado]
Saúde

Sesab promove mutirão gratuito de saúde no Novembro Azul neste sábado

06 de Novembro de 2025

Foto: Feijão Almeida / GOVBA

[Luciano Juba, do Bahia, é chamado por Ancelotti para defender a Seleção Brasileira]
Esportes

Luciano Juba, do Bahia, é chamado por Ancelotti para defender a Seleção Brasileira

06 de Novembro de 2025

Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia

[Bahia lança projeto-piloto de R$ 200 mil para mapear homicídios em Camaçari]
Bahia

Bahia lança projeto-piloto de R$ 200 mil para mapear homicídios em Camaçari

04 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação / SSP-BA

[Amazon é condenada na Bahia por exibir anúncios a assinante do Prime Video]
Justiça

Amazon é condenada na Bahia por exibir anúncios a assinante do Prime Video

04 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias