Saúde

Pesquisa descobre que substância da maconha combate câncer

03 de Outubro de 2013 -Piatã

O teste foi feito para tumores de mama, inicialmente, mas os estudiosos perceberam que o cannabidiol também impede o crescimento celular de outros tumores malignos,tidos como de alta agressividade, como os de cérebro e próstata.

Foto: NatureTeste foram feitos com pacientes com câncer de mama

Uma pesquisa de cientistas da Califórnia, coordenados pelos pesquisadores Pierre Desprez e Sean McAllister, descobriu que a substância cannabidiol, presente na maconha, atua impedindo a metástase (proliferação das células cancerosas no organismo).

O teste inicial foi feito com células com altos níveis de ID-1, gene cancerígeno responsável pela metástase. Ao receber a dose de cannabidiol, as células pararam de se reproduzir e o processo de invasão de outros órgãos pelo câncer foi interrompido. O teste foi feito para tumores de mama, inicialmente, mas os estudiosos perceberam que o cannabidiol também impede o crescimento celular de outros tumores malignos,tidos como de alta agressividade, como os de cérebro e próstata.

Ainda de acordo com o estudo, fumar maconha não funciona para impedir a proliferação de um câncer, pois a concentração do cannabidiol no baseado é pequena demais para surtir o efeito de parar o processo de metástase. Mas o estudo pode possibilitar o uso desse princípio ativo da erva na elaboração de medicamentos contra o câncer.

Resta porém, fazer testes em seres humanos, pois até o momento, as pesquisas foram apenas em células cultivadas em laboratório.

*Com informações da Revista SuperInteressante

Comentários

Outras Notícias

[Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média]
Educação

Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média

27 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão]
Justiça

Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão

27 de Janeiro de 2026

Foto: Freepik

[Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS]
Saúde

Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS

27 de Janeiro de 2026

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

[Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia]
Esportes

Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia

27 de Janeiro de 2026

Foto: Letícia Martins / EC Bahia

[BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality]
Justiça

BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality

26 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Globoplay

[Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026]
Bahia

Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026

26 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias