Saúde

Cientistas revelam de que maneira gene aumenta risco de obesidade

17 de Julho de 2013 -Piatã

Gene aumenta a produção de hormônio relacionado à sensação de fome.Estudo da University College London pode levar a novos tratamentos.

Uma variação do gene FTO, presente em uma a cada seis pessoas, faz com que seus portadores tenham risco 70% maior de se tornarem obesos. Mas, até agora, cientistas não sabiam por que o gene tinha esse efeito.
Segundo informações da Reuters, uma pesquisa, conduzida por cientistas britânicos, concluiu que os portadores do gene não apenas têm níveis maiores de grelina, o “hormônio da fome”, como também tem uma sensibilidade maior a essa substância no cérebro.

Para o estudo, foram analisadas amostras de sangue dos voluntários após as refeições. Os pesquisadores também fizeram estudos celulares sobre a produção do hormônio grelina, além de submeterem os participantes a exames de ressonância magnética funcional.

A pesquisadora Rachel Batterham, da University College London, que liderou o estudo, afirma que o trabalho abre caminhos para se chegar a novos tratamento, já que existem drogas experimentais capazes de suprimir a grelina que poderiam ser particularmente eficazes se aplicadas a pacientes com essa variação genética.
Pesquisas anteriores também mostram que a grelina pode ser reduzida por meio de uma dieta rica em proteínas.
O pesquisador Steve Bloom, do Imperial College London, que não esteve envolvido no estudo, afirma que o gene FTO explica apenas uma pequena parte da epidemia de obesidade, mas a descoberta "é um passo importante" na revelação dos vários fatores envolvidos no problema.

A prevalência de obesidade está aumentando em todo o mundo, tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento. Trata-se de um fator de risco importante para diabete, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. *Bem Estar

Comentários

Outras Notícias

[Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média]
Educação

Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média

27 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão]
Justiça

Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão

27 de Janeiro de 2026

Foto: Freepik

[Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS]
Saúde

Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS

27 de Janeiro de 2026

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

[Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia]
Esportes

Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia

27 de Janeiro de 2026

Foto: Letícia Martins / EC Bahia

[BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality]
Justiça

BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality

26 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Globoplay

[Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026]
Bahia

Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026

26 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias