Obra no Hospital Ernesto Simões lota posto do Pau Miúdo
26 de Agosto de 2013 -PiatãUnidade só está atendendo emergências, e encaminhando os demais ao 16º Centro
A requalificação do Hospital Ernesto Simões, no Pau Miúdo, que começou na quinta-feira, está sobrecarregando o 16º Centro de Saúde, no bairro. Com as obras, a emergência do hospital está funcionando em contêineres provisórios.
E, apesar de a equipe médica garantir que a estrutura permite todos os tipos de atendimento feitos no hospital - exceto cirurgias, ainda realizadas na sede em reforma -, o espaço acomoda menos pacientes. Por isso, a unidade só está atendendo emergências, e encaminhando os demais ao 16º Centro.
“Temos três clínicos, quatro cirurgiões, atendentes e enfermeiros. Como o espaço é menor, só atendemos casos graves, de emergência. Os de urgência são mandados para o 16º Centro”, informou ontem Zenaide Sales, médica de plantão do hospital.
Enquanto isso, no posto, a espera chega a três horas. Funcionários revelaram que um dos maiores problemas é a entrada de pessoas com sintomas de tuberculose. Na manhã de ontem, o posto recebeu cinco pacientes com suspeita da doença e foi preciso utilizar um consultório e a sala de sutura para isolá-los.
Com apenas um consultório, somente um dos dois clínicos estava atendendo. Na porta, a dona de casa Adalgisa Rosa de Jesus, 77, estava deitada no colo do filho. Com tosse e dores de cabeça há três dias, ela não tinha previsão de ser atendida. Usuários relataram espera de até três horas. A enfermeira da unidade informou que ontem, até as 12h, 88 pessoas foram atendidas.
Funcionários disseram que até que se determine o diagnóstico de tuberculose, um paciente fica isolado no posto de três a quatro dias, e quando não há vaga nos hospitais eles chegam a ficar até dez dias.
“O 16º é unidade de emergência, e as pessoas só devem ficar 24 horas. Quando não encontramos vagas, temos que manter o paciente”, afirmou a diretora de Assistência da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Peixoto, que destacou que antes de começar a reforma teve em uma reunião com o diretor do Hospital Ernesto Simões Filho e com o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, e foi informada que durante as obras do Ernesto Simões uma enfermeira, três técnicos de enfermagem e um médico seriam disponibilizados para atender a nova demanda do 16º Centro, mas os profissionais não começaram a trabalhar.
A assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que a emergência do Ernesto Simões funciona normalmente nos contêineres, e que desconhecia tanto o encaminhamento de pacientes para o posto como o empréstimo de profissionais.
As informações são do Correio.
Comentários
Outras Notícias
![Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média [Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238215/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média
27 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
![Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão [Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238214/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão
27 de Janeiro de 2026Foto: Freepik
![Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS [Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238213/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS
27 de Janeiro de 2026Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
![Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia [Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238212/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia
27 de Janeiro de 2026Foto: Letícia Martins / EC Bahia
![BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality [BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238211/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality
26 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Globoplay
![Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026 [Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238210/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026
26 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
