Cinco técnicas para manter o foco
08 de Abril de 2013 -PiatãControlar a mente e estabelecer um foco de atenção nem sempre é fácil, em especial quando estamos em locais barulhentos. Mas é possível treinar o cérebro.
A norte-americana Jan Chozen Bays, professora de meditação e pediatra, elaborou 53 exercícios práticos para aumentar seu nível de concentração no recente “Como Domar um Elefante” (Editora Alaúde). Ela indicou cinco técnicas exclusivas para o Delas e explicou como cada uma influencia seu dia a dia. Siga os passos abaixo e bom treinamento.
1. Use a mão não-dominante
Técnica : “Todos os dias, faça algumas tarefas rotineiras com a mão não-dominante. Se for canhoto, use a direita. Atividades como escovar os dentes, pentear o cabelo ou segurar os talheres podem ser boas práticas”.
Objetivo: “O esforço contínuo deste exercício traz à tona a sensação de impaciência. A tarefa nos ajuda a ser mais flexível e a desenvolver novas habilidades com o passar do tempo. Além disso, desperta compaixão, pois identificamos o valor de movimentos simples que muitos não conseguem fazer”.
2. Elimine os cacoetes de linguagem
Técnica: “Torne-se consciente dos cacoetes de linguagem (como ahã, tipo e né?), entenda em quais situações seu uso é constante e procure eliminá-los”.
Objetivo: “Os cacoetes tiram a força do discurso, tornando a fala menos definida ou assertiva. Esta técnica mostra até que ponto os comportamentos inconscientes ficam arraigados e como são difíceis de mudar enquanto permanecerem inacessíveis”.
3. Ao comer, apenas coma
Técnica: “Durante uma semana, quando estiver comendo ou bebendo, não faça mais nada. Sente-se e aprecie o que está ingerindo. Olhe as cores, formas e texturas, preste atenção aos aromas e sabores e ouça os sons do comer e do beber”.
Objetivo: “Manter o foco durante a refeição é essencial. Se você não presta atenção no que está comendo, é como se o alimento inexistisse. A comida acaba e a saciedade não vem”.
4. Acerte a postura
Técnica: “Tome consciência de sua postura várias vezes ao dia. Observe qual a sua posição e como você sente seu corpo. Onde nota pressão ou movimento? Se fechasse os olhos, quais seriam as indicações de que você está em pé, sentado ou deitado?”
Objetivo: “Concentração e postura e estão relacionadas. Muitas vezes a sonolência, na meditação ou em outro momento qualquer, é um indício de que você deixou de sustentar a postura e seus pulmões não conseguem ficar completamente preenchidos a cada respiração”.
5. Escute os sons
Técnica: “Pare e concentre-se em escutar várias vezes por dia. Abra a sua audição e repare nos sons óbvios e sutis – do corpo, do ambiente e da natureza”.
Objetivo: “Os ruídos do fundo passam ao primeiro plano quando escutamos de forma atenta. Este exercício é uma forma poderosa de acalmar a mente. Escutar é uma excelente maneira de se desvencilhar das ruminações intermináveis da mente ansiosa”.
Fonte: Tribuna
Comentários
Outras Notícias
![Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média [Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238215/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média
27 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
![Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão [Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238214/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão
27 de Janeiro de 2026Foto: Freepik
![Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS [Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238213/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS
27 de Janeiro de 2026Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
![Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia [Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238212/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia
27 de Janeiro de 2026Foto: Letícia Martins / EC Bahia
![BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality [BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238211/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality
26 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Globoplay
![Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026 [Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238210/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026
26 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
