Saúde

Médicos gordinhos podem não alertar paciente sobre emagrecer

31 de Janeiro de 2012 - Piatã

Eles tendem a não conversar com os pacientes sobre a necessidade de uma dieta balanceada e prática de atividades físicas.


Médicos gordinhos podem deixar a desejar quando o assunto em questão é justamente o peso do paciente. De acordo com uma pesquisa da Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, são menos prováveis a alertar aos obesos sobre a importância de fazer as pazes com a balança. Os dados são do site Health.

Sara Bleich e seus colegas enviaram um questionário a 500 médicos. Cerca de dois terços eram do sexo masculino, quase três quartos tinham ao menos 40 anos e metade estava com sobrepeso ou obesidade. Um terço dos profissionais de peso normal disse conversar com os pacientes sobre a necessidade de uma dieta balanceada e prática de atividades físicas, contra 18% dos que apresentavam quilos a mais.

Pouco mais da metade dos médicos com peso normal tinha confiança na sua capacidade de falar sobre o problema e incentivar melhorias, em comparação com 38% dos gordinhos. Além disso, 80% dos médicos com peso equilibrado acham que pessoas acima do peso apresentam menos chances de confiar em orientações sobre controle de peso dadas por médicos com quilos extras.

Comentários

Outras Notícias

[Síndrome silenciosa pode afetar fertilidade e atingir até 13% das mulheres inférteis]
Saúde

Síndrome silenciosa pode afetar fertilidade e atingir até 13% das mulheres inférteis

27 de Junho de 2025

Foto: Reprodução

[Conselho Federal de Medicina Veterinária define novas regras para publicidade profissional]
Saúde

Conselho Federal de Medicina Veterinária define novas regras para publicidade profissional

27 de Junho de 2025

Foto: Divulgação

[Brasil declara erradicada a gripe aviária em granjas comerciais e busca retomada das exportações]
Saúde

Brasil declara erradicada a gripe aviária em granjas comerciais e busca retomada das exportações

27 de Junho de 2025

Foto: Arquivo/Agência Brasil

[Psicóloga baiana assume presidência do Conselho Federal de Psicologia com foco em direitos humanos ]
Política

Psicóloga baiana assume presidência do Conselho Federal de Psicologia com foco em direitos humanos

27 de Junho de 2025

Foto: Conselho Federal de Psicologia

[Apenas 1 em cada 5 UBSs oferece inserção de DIU, aponta levantamento]
Saúde

Apenas 1 em cada 5 UBSs oferece inserção de DIU, aponta levantamento

26 de Junho de 2025

Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Vila Velha

[Governo cria programa para abater dívidas com prestação de serviços ao SUS]
Saúde

Governo cria programa para abater dívidas com prestação de serviços ao SUS

26 de Junho de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121