Saúde

Pacientes com Aids têm maior risco de morte cardíaca

15 de Maio de 2012 -Piatã

O índice de mortalidade é maior em aidéticos


As pessoas com Aids têm um risco muito maior que as demais de sofrer de morte cardíaca súbita, segundo um estudo publicado na última segunda-feira (14) nos Estados Unidos.

Em artigo divulgado no Journal of the American College of Cardiology, duas professoras da Universidade da Califórnia em San Francisco (UCSF) concluem que os incidentes de "morte cardíaca repentina" são quatro vezes mais altos em pacientes com Aids.

"O fato de que a vasta maioria de mortes cardíacas foi repentina é surpreendente e implica que nós, como pessoal clínico, temos que ser conscientes do risco potencial entre os pacientes com HIV", afirmou Priscilla Hsue, professora associada da UCSF e uma das autoras do estudo.

Hsue e sua colega Zian Tseng iniciaram seu estudo em 2010, após Tseng perceber uma alarmante tendência em pesquisas separadas que analisavam mortes repentinas em San Francisco.

Foto: Divulgação.Vírus da aids

"Me dei conta de que muitos destes casos envolviam indivíduos com o HIV, que estavam morrendo de forma repentina", revelou Tseng.

Hsue e Tseng analisaram então a morte de 2.860 pacientes com HIV ao longo de 10 anos na ala 86 do Hospital Geral de San Francisco. A ala 86 foi a primeira clínica especializada em Aids a registrar metodicamente todas as mortes.

A análise revelou que entre 2000 e 2009 as doenças cardíacas mataram 15% dos pacientes com HIV e que deste grupo, 86% morreram de ataques fulminantes, um número quatro vezes mais alto que a média entre a população geral de San Francisco. As informações são do UOL.

Comentários

Outras Notícias

[Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués]
Bahia

Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués

06 de Novembro de 2025

Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura

[Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas]
Brasil

Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas

06 de Novembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes sociais

[Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões]
Fofoca

Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões

06 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação / Schaefer Yachts

[Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”]
Fofoca

Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”

06 de Novembro de 2025

Foto: Instagram

[Bahia registra 2ª maior taxa de câncer de próstata do Brasil, com mais de 6,5 mil novos casos previstos em 2025]
Saúde

Bahia registra 2ª maior taxa de câncer de próstata do Brasil, com mais de 6,5 mil novos casos previstos em 2025

06 de Novembro de 2025

Foto: Reprodução

[Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública]
Saúde

Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública

06 de Novembro de 2025

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias